O Coren-RS manifesta solidariedade à enfermeira Denise de Oliveira Vedootto, vítima de agressão física durante o atendimento na Estratégia Saúde da Família (ESF) São Carlos, em Santa Maria, na última quarta-feira, 15 de outubro. O caso se soma a outros episódios de violência registrados recentemente no município e no Estado, evidenciando uma preocupante escalada de ataques contra profissionais da saúde.
A enfermeira foi agredida física e verbalmente por uma paciente após orientar sobre os fluxos adequados de atendimento. A profissional registrou boletim de ocorrência, realizou exame de corpo de delito e recebeu apoio do Coren-RS. O próprio presidente do Conselho, enfermeiro Antônio Tolla, conversou diretamente com Denise para oferecer acolhimento e suporte institucional. “Nenhum tipo de violência é justificável, especialmente contra quem dedica a vida ao cuidado e à promoção da saúde da população. A enfermeira Denise recebeu o acolhimento do Coren-RS e, assim como todos os profissionais que enfrentam situações semelhantes, será acompanhada e orientada pelo Conselho. Seguiremos atuando para fortalecer as redes de proteção, a segurança no ambiente de trabalho e a valorização da Enfermagem”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria também acolheu a profissional, que encaminhou medidas para garantir a segurança da equipe e o afastamento da agressora da unidade.
A enfermeira também informou que solicitará desagravo público, instrumento previsto na legislação que visa resguardar a honra e a imagem de profissionais injustamente atingidos em decorrência do exercício de suas atividades.
O Coren-RS reforça que os casos de agressão a profissionais da Enfermagem podem e devem ser registrados via Ouvidoria, através de formulário disponível no site do Conselho. Os relatos podem ser feitos de forma sigilosa. Também no site está o Observatório da Violência na Enfermagem, canal reúne dados e relatos de situações de agressões contra a categoria, contribuindo para ações institucionais de prevenção, monitoramento e enfrentamento desse grave problema.
“Reafirmamos nosso compromisso com a defesa da dignidade e da integridade dos profissionais da Enfermagem, reiterando que é dever das gestões públicas garantir condições seguras de trabalho e atendimento humanizado à população”, reforçou Antônio.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS