Página inicial >>> INSTITUCIONAL >>> Coren-RS na mídia
Coren-RS na mídia
23/10/2017
Protesto em defesa da enfermagem no SUS
Correio do Povo
Confira a matéria publicada no jornal Correio do Povo (21/10/2017, pág. 14)Protesto em defesa da enfermagem no SUS , sobre o ato promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e demais entidades, contra a liminar do Conselho Federal de Medicina (CFM) que cerceia o exercÃcio legal da Enfermagem.
18/07/2017
Criação de serviço de motossocorristas para o Samu segue sem previsão em Porto Alegre
Zero Hora
Criação de serviço de motossocorristas para o Samu segue sem previsão em Porto Alegre Câmara fez indicação para que prefeitura crie cargo para socorristas com motos, mas Executivo não tem previsão para aquisição de veÃculos Aprovada como uma indicação pela Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal de Porto Alegre, a ideia de que o Samu use motos para atender feridos não deve vingar tão cedo em Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a medida é de difÃcil execução, pois, além do investimento na compra de veÃculos, é necessário realizar o treinamento de técnicos de enfermagem ou enfermeiros para atuar na função.
Feita pelo então vereador e hoje secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Elisandro Sabino (PTB), a sugestão é que o Executivo municipal crie o cargo de motosocorrista porque só um funcionário concursado pode prestar esse serviço.
— Recebi essa solicitação por parte de pessoas ligadas à área da saúde. Enquanto legislador, entendi que era viável, porque é uma melhor solução para locomoção e agilidade no atendimento do Samu — relata. Em 2010 a prefeitura da Capital recebeu do Ministério da Saúde duas motolâncias — motocicletas equipadas para atendimento emergencial. Os veÃculos não foram utilizados pelo municÃpio e acabaram sendo devolvidos ao ministério. O conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS) João Carlos da Silva afirma que, à época do recebimento das chamadas "motolâncias", o Serviço Samu enviou técnicos de enfermagem que tinham habilitação categoria A para realizar o treinamento para condutores de veÃculos de emergência, organizado em parceria com a PolÃcia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, foram 24 formados.
Silva é crÃtico a utilização do serviço dos motociclistas. Para ele, antes de se pensar em criar novos cargos é necessário adequar o número de equipes que atuam no suporte básico nas ambulâncias. Uma das justificativas para criação do cargo é a redução no tempo-resposta dos chamados ao serviço 192, o que Silva rebate:
— O tempo-resposta depende do número adequado de equipes. O Samu precisa, primeiro, ter um número adequado de equipes atendendo em ambulâncias, para daà em um segundo momento, quando atingir o número de adequado de equipes, poderá se pensar em colocar esse serviço de motos como apoio as equipes.
Segundo Silva, quando o serviço de atendimento móvel de urgência da prefeitura foi integrado ao Samu nacional, em 2003, a previsão era de que haveria 16 equipes de suporte básico até 2006.
09/07/2017
Saúde: crise que se repete
Correio do Povo
Saúde: crise que se repete
Em prejuÃzo à população, filas e falta de vagas já se tornaram caracterÃsticas do nosso sistema de saúde. Com a diminuição de leitos, as deficiências do atendimento no interior do Estado e as falhas de gestão a situação parece ficar cada vez mais grave [ CONTINUA ] CLÃUDIO ISAÃAS, JESSICA HÃœBLER, JÉZICA BRUNO e MARCO AURÉLIO RUAS [...] De acordo com o enfermeiro e conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren- RS), Ricardo Haesbaert , a população vê no profissional da Saúde o culpado nesse processo mas, na verdade, o que falta é a prioridade por parte do governo. [CONTINUA ] Leia aqui a matéria na Ãntegra : PARTE 1www.portalcoren-rs.gov.br/docs/09-07-2017-CorreiodoPovo-materia-saude-capa-07-08.pdf PARTE 2www.portalcoren-rs.gov.br/docs/09-07-2017-CorreiodoPovo-materia-saude-09-10-11.pdf Fonte: Correio do Povo, capa e páginas 7 a 11, edição de 09/07/2017
25/06/2016
Atividade em prol do SUS
Correio do Povo
NO LARGO GLÊNIO PERES Atividade em prol do SUS Bandeiras coloridas e música mudaram o cenário do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, na tarde de ontem. Mas ao invés de uma comemoração junina, os trabalhadores da área da saúde estavam demonstrando sua preocupação com o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento integra o movimento Ocupa SUS, realizado no paÃs, para coleta de assinaturas em defesa da manutenção dos atendimentos para todos os cidadãos. A ação contou com brincadeiras de festas juninas, como pescaria, mas com crÃticas polÃticas. A organização foi feita pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS ) , Sindicato dos Enfermeiros (Sergs) e Conselho Municipal de Saúde. O objetivo é alertar para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016 - que congela os gastos públicos - e para os problemas enfrentados com a redução dos recursos para a Saúde. "Em 2015, foram R$ 590 milhões a menos do que no ano anterior. A atenção básica é a mais prejudicada, onde é feita a prevenção", relata a conselheira do Coren-RS, Nelci Dias. Para ela, é importante alertar a população. (CONTINUA...) Fonte: Correio do Povo, página 13, edição de 25/06/2016
24/06/2016
‘O SUS como conhecemos está em risco’, dizem entidades em arraial em defesa da saúde
‘O SUS como conhecemos está em risco’, dizem entidades em arraial em defesa da saúde
LuÃs Eduardo Gomes
Entidades da saúde realizam na tarde desta sexta-feira (24), no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, um arraial em defesa da Sistema Único de Saúde (SUS) para chamar a atenção da população para projetos do governo interino de Michel Temer (PMDB), em tramitação no Congresso Nacional, que devem resultar na redução de recursos destinados à saúde e outras serviços básicos.
No evento, promovido por entidades que compõe o Fórum Gaúcho da Reforma Sanitária em Defesa do Sistema Único de Saúde, também foi feito o lançamento oficial do movimento Ocupa SUS-RS e a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado em defesa do sistema e contra a PEC 241/2016, que limita os gastos públicos por 20 anos ao crescimento da inflação e desobriga União, estados e municÃpios a investirem um percentual mÃnimo da sua receita nas áreas da saúde e educação, como ocorre atualmente.
“Hoje, esses recursos já são insuficientes para dar conta da universalidade do Sistema de Saúde, que é um dever constitucional do Estado e um direito de todo o cidadão. O governo Temer, na medida que desvincula esses recursos, mÃngua com a assistência de saúde”, avalia Ricardo Haesbaert, representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS ) . “O Brasil vive um momento no qual direitos básicos, como o acesso à saúde pública, estão ameaçados”, complementa. (CONTINUA...) Fonte: Sul 21, matéria publicada em 24/06/2016 Leia a matéria completa: www.sul21.com.br/jornal/o-sus-como-conhecemos-esta-em-risco-dizem-entidades-em-arraial-em-defesa-da-saude/
09/10/2015
Coren aponta déficit de profissionais no Pronto Socorro de Pelotas
Jornal Diário Popular
CIDADES Coren aponta déficit de profissionais no PSP No Pronto-Socorro de Pelotas foi identificada a falta de 12 enfermeiros e 26 técnicos de nÃvel médio VinÃcius Waltzer
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) entregou esta semana à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) relatório que aponta déficit de enfermeiros e técnicos de enfermagem no Pronto-Socorro de Pelotas (PSP). O documento foi elaborado com base em uma ação fiscalizatória realizada nos dias 15 e 16 de junho e será anexado à ação civil pública ajuizada no ano passado contra a Secretaria e a Administração do hospital. (CONTINUA...)
Fonte: Jornal Diário Popular, página 8, edição de 03/10/2015
<<< Página | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |