Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
06/05/2025
Coren-RS participa de ato em defesa do SUS e contra a estadualização da saúde em Porto Alegre

Primeiro ato foi realizado em frente à Secretaria Municipal da Saúde (SMS/POA)
O Coren-RS se une a diversas entidades, movimentos sociais, profissionais da saúde e à população para dizer não à estadualização da saúde em Porto Alegre. Nesta quarta-feira, 07 de maio, às 16h30, ocorre um ato público no Largo Teodoro Herzl, em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), organizado pelo Comitê em Defesa do SUS, do qual o Conselho faz parte.
Trata-se da segunda mobilização em resposta ao anúncio da Prefeitura de Porto Alegre de repassar ao Governo do Estado a gestão da média e alta complexidade da saúde no município, incluindo hospitais, pronto-atendimentos, exames, saúde mental e fisioterapia. A primeira foi realizada em 24 de abril, em frente à Secretaria Municipal da Saúde (SMS/POA). No entendimento do comitê, a proposta representa um grave retrocesso no modelo de gestão plena do SUS em Porto Alegre, conquistado nas décadas de 1980 e 1990 com ampla participação da sociedade civil e da categoria da saúde.
Em meio a uma crise marcada pela superlotação das emergências, epidemia de dengue e impacto das mudanças climáticas sobre o sistema de saúde, o Coren-RS manifesta sua contrariedade de qualquer forma de desmonte ou privatização dos serviços públicos. A decisão foi tomada sem diálogo com os Conselhos de Saúde, em desrespeito ao princípio constitucional da participação popular e da gestão descentralizada do SUS.
A Enfermagem, que está na linha de frente do cuidado e da defesa da saúde pública, não se calará diante de um projeto que ameaça o acesso universal e igualitário à saúde. O fortalecimento do SUS passa pela valorização de seus profissionais, investimentos públicos adequados e pelo respeito à Constituição.
Confira a carta aberta à população assinada pelas entidades e lideranças que compõem o Comitê em Defesa do SUS.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
09/05/2025
Coren-RS participa do 2º Encontro de Enfermagem Brasil-Alemanha, promovido pela Unisinos
08/05/2025
Coren-RS participa de ato contra a estadualização da saúde em Porto Alegre
07/05/2025
Mais um benefício para a Enfermagem: renovação da carteira profissional passa a ser isenta de taxa
06/05/2025
Coren-RS participa de ato em defesa do SUS e contra a estadualização da saúde em Porto Alegre