Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
30/05/2025
UFCSPA e UFN são selecionadas para ofertar mestrados profissionais pelo convênio Cofen/Capes
Em convênio com a Capes, Cofen vai financiar a oferta de mais 160 vagas de mestrado e 40 de doutorado profissional em 38 programas de pós-graduação de 20 universidades

O resultado do primeiro edital do novo acordo de cooperação técnica entre o Cofen e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi divulgado. Foram selecionados oito programas de doutorado e 30 programas de mestrado profissional, de 20 universidades. Entre elas, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria.
Os mestrandos e doutorandos receberão financiamento do Cofen para o desenvolvimento de pesquisas, produtos e tecnologias que, posteriormente, serão colocados à disposição de toda a Enfermagem.
Na UFCSPA, foi selecionado o projeto de mestrado intitulado "Gestão e liderança em Enfermagem: qualificação de enfermeiros para atender as demandas contemporâneas do sistema de saúde". Na UFN, também foi escolhido um projeto de mestrado :Qualificação do Processo de Enfermagem na área Saúde Materno-Infantil com base em tecnologias inovadoras e empreendedoras".
Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, o Profen é símbolo do compromisso do Conselho Federal com o desenvolvimento social, científico e econômico da Enfermagem, especialmente para o atendimento das demandas complexas de saúde da sociedade brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). "Vamos continuar investindo na formação enfermeiras e enfermeiros como mestres e doutores, pois consideramos que se trata de um eixo fundamental de desenvolvimento e valorização da nossa categoria. Os produtos, tecnologias e teorias desenvolvidas por meio do programa serão colocados gratuitamente à disposição da categoria, por meio do CofenPlay”, explica o presidente do Cofen, Manoel Neri.
Nesta edição do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Enfermagem (Profen), por meio de verbas de custeio e de aquisição de equipamentos, o Cofen vai financiar a oferta de 160 vagas de mestrado e 40 de doutorado profissional, incluindo a modalidade “fora de sede”, por meio de PCI (Projeto de Cooperação entre Instituições), no qual um programa de pós-graduação oferecido por um instituição promotora é levado a uma instituição receptora, em regiões remotas do país, onde antes não havia oferta de mestrados e doutorados profissionais.
Os 38 programas de mestrado e doutorados profissionais das 20 universidades selecionadas foram selecionados dentro das seguintes proporções:
Mestrado profissional (Sede): 22
Mestrado profissional (PCI): 08
Doutorado profissional (Sede): 06
Doutorado profissional (PCI): 02
Processo seletivo - Cada universidade conduzirá o seu próprio processo seletivo. O programa é voltado para enfermeiras e enfermeiros que atuam na rede pública ou em instituições que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Fomentar inovação e qualificar os enfermeiros para atender às necessidades da saúde coletiva é essencial para a melhoria da assistência e redução das desigualdades regionais, além de promover a visibilidade e o reconhecimento da Enfermagem”, considera o presidente do Cofen, Manoel Neri.
O Profen é o maior programa de mestrado e doutorado profissional em Enfermagem do Brasil. Em sua quarta edição, a iniciativa vai financiar 420 vagas de mestrado profissional e 80 vagas de doutorado profissional nos próximos cinco anos. Até 2024, o Cofen já havia financiado 500 vagas de mestrado profissional. Ao fim de 10 anos de programa, serão 1.000 enfermeiros enfermeiras com pesquisas de mestrado e doutorado financiadas exclusivamente pelo Cofen.
Descentralização da Saúde - Em um marco para o desenvolvimento científico da Amazônia Legal, o Profen vai financiar dois programas de doutorado profissional em Enfermagem, antes inexistentes na região. A Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) vai oferecer, com apoio do Profen, o programa “Processo de cuidar e gestão em Enfermagem: contribuições do doutorado profissional no estado do Tocantins para obtenção de metas da Agenda 2030”. O programa “Desenvolvimento de pesquisas de intervenção e inovação tecnológica: qualificação e fortalecimento da Enfermagem na Amazônia Legal” será oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Impacto positivo - Maior programa de financiamento de pós-graduação profissional stricto-senso no Brasil, o Profen representa um salto de qualidade e inovação na Enfermagem. O programa já recebeu aporte de R$ 13 milhões e vai receber investimentos de mais R$ 19,5 milhões nos próximos cinco anos.
Dados da primeira fase do Profen indicam que a maioria das pesquisas desenvolvidas se referem à atenção primária (57%), 46% são voltadas à atenção secundária e 29%, à terciária. O índice extrapola 100%, porque algumas pesquisas englobam mais de um nível da assistência. Os principais produtos desenvolvidos são tecnologias de SAE (40%), validação de tecnologias por experts (41%), manual/cartilha/guia/folheto (16%), tecnologia educacional (12%), modelos de capacitação (10%), concepção de dispositivo (7%), desenvolvimento de aplicativo (7%), aplicativo móvel (6%), protocolo de intervenção (4%), bundle (4%), software (3%), vídeo educacional (3%), e-book (2%), subconjunto terminológico da CIPE (2%) e desenvolvimento e validação de escala (2%).
Fonte: Ascom/Cofen
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
30/07/2025
Porto Alegre investiga casos suspeitos de sarampo e reforça importância da vacinação
30/07/2025
AgSUS abre processo seletivo para contratação de profissionais de saúde
29/07/2025
Código de Ética: Coren-RS realiza encontro com responsáveis técnicos em Porto Alegre
29/07/2025
Presidente do Cosems-RS manifesta apoio às ações do Coren-RS contra a violência na Enfermagem