Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
20/06/2025
Profissionais de Enfermagem enfrentam obstáculos extremos para manter atendimento em hospital ilhado em Paraíso do Sul

O Rio Grande do Sul tem enfrentado nos últimos dias um evento climático de chuvas fortes e persistentes que têm causado mortes, transtornos e perdas à população. Conforme a Defesa Civil, há duas mortes confirmadas e um desaparecimento e mais de 6 mil pessoas estão fora de casa. As consequências das chuvas impactam também serviços essenciais, como a Enfermagem. Na manhã desta quinta-feira, 19 de junho, a técnica de Enfermagem Mônia Emília Dumke da Silva, 42 anos, e o enfermeiro Djunior Dumke Abich, 24 anos, precisaram ser transportados em uma pá de retroescavadeira — popularmente conhecida como draga — para conseguirem chegar ao hospital onde atuam, localizado na comunidade de Vila Paraíso, no município de Paraíso do Sul, na Região Central do Estado.
Segundo o vereador Mauro Augusto Dumke, que acompanhou o deslocamento, a localidade estava completamente ilhada e com os acessos destruídos. Mônia atua na unidade há 23 anos e Djunior, há cinco. Em maio de 2024, devido às enchentes, os dois, que são primos, permaneceram no hospital por tempo indeterminado por não conseguirem sair do local.
O Coren-RS reconhece e valoriza a coragem, o comprometimento e a resiliência desses profissionais. Em meio às adversidades, a Enfermagem segue sendo linha de frente no cuidado à população, mesmo com riscos à própria segurança. Em contrapartida, o Conselho questiona o poder público sobre a viabilidade de outra forma de deslocamento ou passagem, que ofereça segurança e dignidade a esses profissionais tão essenciais.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do Diário de Santa Maria e da Defesa Civil do RS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176
Foto: Mauro Dumke
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
27/06/2025
Após ação do Coren-RS, Justiça determina que município de Cerro Branco mantenha enfermeiros em tempo integral nas unidades de saúde
27/06/2025
Ouvidorias do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem avaliam avanços e planejam ações
27/06/2025
Unidades do Senac de Gravataí, São Leopoldo e Uruguaiana recebem Selo de Certificação da Qualidade do Cofen
26/06/2025
Estudo sobre apoio do Cofen e do Coren-RS à Enfermagem na catástrofe no RS conquista 1º lugar em simpósio internacional