Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/07/2025
Abordagem sobre a doação de órgãos na formação em Enfermagem é debatida em reunião entre Coren-RS, Ecarta e acadêmicos



Antonieta, Marcos, Glaci, Sônia, Antônio e Marina durante reunião no Coren-RS

O projeto Cultura Doadora, desenvolvido pela Fundação Ecarta, fomentará a inclusão da doação de órgãos como tema transversal na formação de profissionais da área da saúde. A proposta foi discutida em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, na sede do Coren-RS, com a presença de representantes da entidade, acadêmicos e a diretoria do Conselho.

A iniciativa reconhece o papel fundamental da Enfermagem e demais profissionais de saúde nas etapas que envolvem a doação de órgãos, desde a abordagem à família até o acolhimento e os cuidados com o doador. A proposta é que o tema esteja presente na formação técnica e na graduação por meio de disciplinas eletivas e campanhas educativas.

Para ampliar o alcance da pauta, o Cultura Doadora lançará ainda em 2025 uma campanha voltada às instituições de ensino, incentivando a inclusão do tema em suas grades curriculares. O movimento contará com o apoio de ligas acadêmicas da área da saúde para fortalecer a mobilização dentro das universidades.

Uma das apoiadoras é a Liga de Transplantes de Órgãos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), composta por acadêmicos de diversas instituições. “Nosso papel é justamente difundir essa ideia, enfatizando a necessidade de implantar cadeiras eletivas sobre doação e transplante de órgãos”, afirmou a vice-presidente da liga, Marina Ribeiro e Souza, acadêmica de Enfermagem da UFRGS. “Somos a ponte entre universidade e sociedade, e sentimos, na prática, o quanto esse tema ainda é ausente na formação em saúde”, complementou.

A vice-presidente do Coren-RS, Sônia Regina Coradini, destacou que a inserção da temática na formação é um passo importante para consolidar uma cultura de solidariedade. “Falar sobre doação de órgãos nas salas de aula é também preparar profissionais de saúde mais conscientes, humanos e aptos a conduzir esse processo com ética, sensibilidade e informação qualificada”, afirmou.

O presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr, reforçou a importância de naturalizar o debate sobre a doação de órgãos como um gesto coletivo. “A doação precisa ser vista como uma atitude solidária, um valor que deve estar presente desde a formação até a atuação profissional. Apesar das limitações estruturais do sistema de saúde, a Enfermagem tem sido protagonista, atuando com sensibilidade, responsabilidade e entusiasmo”, declarou.

Também participaram da reunião o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla; a coordenadora do projeto Cultura Doadora, Glaci Salusse Borges; e a professora Antonieta Mariante, integrante do coletivo do projeto Cultura Doadora.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

16/07/2025
Abordagem sobre a doação de órgãos na formação em Enfermagem é debatida em reunião entre Coren-RS, Ecarta e acadêmicos


16/07/2025
Coren-RS participa de bate-papo com acadêmicos de Enfermagem da UFFS, em Passo Fundo


16/07/2025
Brasil volta ao ranking de países com vacinação infantil crítica


16/07/2025
Coren-RS lança painel Enfermagem em Números com dados atualizados sobre profissionais no Estado


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS