Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
23/10/2018
Coren-RS consegue que município de Morrinhos do Sul sane irregularidades
Conselho ingressou com ação civil pública contra o município, que tem 60 dias para fazer adequações

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) ingressou com uma ação civil pública contra o município de Morrinhos do Sul, na 1ª Vara Federal de Capão da Canoa. Na audiência de conciliação, em 13 de setembro, o município se comprometeu em sanar as irregularidades apontadas pelo Coren-RS no prazo de 60 dias. Caso não o faça, a ação terá seguimento e o município pode ser condenado a realizar as adequações.
As inadequações foram constatadas em visitas fiscalizatórias prévias feitas pelo Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS aos serviços de saúde da cidade. O município não vinha mantendo enfermeiro(a) durante todo o período de funcionamento dos postos de saúde; deixou de apresentar o cálculo de dimensionamento de pessoal; não mantinha Enfermeiro(a) Responsável Técnico (RT) inscrito(a) no Coren-RS; não mantinha procedimento de regularização da execução do processo de Enfermagem e, por fim, não mantinha de forma regular a documentação relativa aos serviços de Enfermagem.
O Conselho instaurou um processo administrativo, notificando as irregularidades, mas o município não se manifestou. Diante disso, o Conselho ingressou judicialmente.
Ações civis públicas e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs)
Nos últimos três anos, o Conselho ingressou com mais de 100 ações civis públicas contra municípios, hospitais, clínicas e instituições de longa permanência. Até dezembro deste ano, devem ser ajuizadas mais 30.
Antes de chegar às ações civis públicas – que são o último recurso, já na esfera judicial, na tentativa de fazer as instituições sanarem as irregularidades –, o Coren-RS tem realizado, com êxito, os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). Somente em 2018, mais de 150 municípios, hospitais, clínicas e instituições de longa permanência optaram por uma audiência de TAC. Até o fim do ano, devem ocorrer mais 45.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
25/04/2025
Banco de Sangue Virtual: conheça mais sobre a iniciativa inovadora apoiada pelo Coren-RS
24/04/2025
Coren-RS cobra medidas efetivas após agressões a profissionais da saúde em Santo Ângelo
24/04/2025
Audiências públicas sobre o Piso da Enfermagem já começaram e vão percorrer o RS
23/04/2025
Câmara dos Deputados vai realizar Sessão Solene em homenagem à Enfermagem