Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
23/10/2023
25º CBCENF é aberto em João Pessoa
Foi realizada nesta segunda-feira, 23 de outubro, a cerimônia de abertura da 25ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), na cidade de João Pessoa (PB). Consagrado como o maior evento científico da Saúde da América Latina, a atividade, neste ano, está sendo realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima com o apoio do Coren-PB. A delegação do Coren-RS está presente, com um estande voltado à luta antirracista e ainda participado do 2º Bootcamp HealthTech: Inovação e Empreendedorismo para Criação de Valor em Saúde e Enfermagem.
O primeiro dia de CBCENF já foi bastante movimentado. O estande do Coren-RS recebeu centenas de profissionais e estudantes, vindos de diversas partes do país, que participaram das dinâmicas propostas. "Nosso regional empre se faz presente no CBCENF com muita energia. Desta vez não seria diferente e trouxemos um tema que nos custa muito, que é a luta antirracista", enfatizou o presidente Antônio Tolla. "Temos pioneirismo na criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de combater o racismo na Enfermagem e, ainda, somos o Conselho proponente da inclusão do quesito raça/cor nos registros dos profissionais da categoria, medida aprovada pelo Cofen e que já está vigorando", complementou o dirigente.
Já na cerimônia de abertura, Betânia Santos, presidente do Cofen e natural de João Pessoa, relembrou a liderança dos Conselhos de Enfermagem na luta para que o sonho do piso fosse efetivado em forma de lei e destacou o protagonismo político que a profissão vem assumindo. Ao falar sobre os 50 anos dos Conselhos de Enfermagem, Betânia Santos ressaltou os feitos do Cofen e foi categórica ao defender o ensino presencial de qualidade, uma luta de décadas. “Várias são as realizações do Conselho Federal para a categoria. Além de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional, investimos na formação profissional por meio do programa de Mestrado e Doutorado Profissional Cofen/Capes, assim como pelo programa Pós-Tec Enfermagem. Estamos também em alerta constante contra a precarização do ensino e repudiamos qualquer tentativa de abertura de novos cursos sem as mínimas condições de funcionamento, especialmente aqueles a distância”, acrescentou.
Com o tema “Perspectivas da Enfermagem Contemporânea: Ciência, Política e Ética”, o 25º CBCENF acontece até a próxima quinta-feira, dia 26 de outubro. Ao todo, são mais de 60 atividades, incluindo cursos, oficinas, sessões científicas, palestras, lançamento de livros e simulações realísticas. Logo em seu primeiro dia, o encontro já se consagrou como a maior da história. Com mais de 33 mil participantes inscritos, ultrapassou as barreiras do Brasil e além de reunir profissionais e estudantes de todos os estados do país, recebe congressistas de outras partes do mundo. No total, delegações de 16 países comparecem ao evento.
O evento também está sendo palco de encontros e receberá palestrantes internacionais. O congresso vai promover o 6º Encontro Latino Americano de Saúde Mental, o 2º Encontro Internacional de Enfermagem Militar e o Seminário Internacional de Práticas Avançadas de Enfermagem.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do Cofen)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
25/04/2025
Banco de Sangue Virtual: conheça mais sobre a iniciativa inovadora apoiada pelo Coren-RS
24/04/2025
Coren-RS cobra medidas efetivas após agressões a profissionais da saúde em Santo Ângelo
24/04/2025
Audiências públicas sobre o Piso da Enfermagem já começaram e vão percorrer o RS
23/04/2025
Câmara dos Deputados vai realizar Sessão Solene em homenagem à Enfermagem