Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
04/03/2024
Coren-RS abre inscrições de concurso literário sobre a invisibilidade do trabalho do cuidado realizado pela mulher. Saiba mais e participe!

A Enfermagem é majoritariamente feminina: 85%. Logo, o dia a dia de auxiliares, técnicas e enfermeiras – tanto no âmbito profissional quanto pessoal – é diretamente atravessado pela questão do gênero. Entendendo a importância desse debate, o Coren-RS lança no Mês da Mulher o concurso literário “Enfermagem e gênero: desafios para o enfrentamento às invisibilidades do trabalho do cuidado realizado pela mulher”.
O concurso faz parte da programação da Semana da Enfermagem 2024. As inscrições dos textos vão até o dia 22/04, exclusivamente pelo site do Coren-RS (para acessar o formulário, clique aqui).
O objetivo é que os textos tragam as vivências das mulheres da Enfermagem que acumulam em suas rotinas a jornada de trabalho formal, em serviços de saúde diversos, e também as tarefas domésticas e de cuidado com a família, que são assumidas em quase sua totalidade por elas. Conforme o estudo “Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil”, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado em outubro de 2023, o simples fato de ser mulher leva a um acréscimo de 11 horas semanais no trabalho doméstico e nos cuidados não remunerados – e essa jornada aumenta com filhos bebês ou crianças pequenas.
O Coren-RS entende que é preciso discutir esse cenário e como ele impacta na saúde física e mental das mulheres e as impossibilita, muitas vezes, de investir em seu crescimento profissional e pessoal, especialmente por falta de tempo.
Você, colega da Enfermagem, participe e nos ajude a divulgar! A voz das mulheres da Enfermagem precisa ser ouvida.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
27/06/2025
Após ação do Coren-RS, Justiça determina que município de Cerro Branco mantenha enfermeiros em tempo integral nas unidades de saúde
27/06/2025
Ouvidorias do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem avaliam avanços e planejam ações
27/06/2025
Unidades do Senac de Gravataí, São Leopoldo e Uruguaiana recebem Selo de Certificação da Qualidade do Cofen
26/06/2025
Estudo sobre apoio do Cofen e do Coren-RS à Enfermagem na catástrofe no RS conquista 1º lugar em simpósio internacional