Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/12/2024
Estudante de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) participará de congresso internacional com pesquisa inovadora



Danielly Steinbrenner Droppa é estudante do 8º semestre de Enfermagem

Danielly Steinbrenner Droppa, estudante do 8º semestre de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), participará, em junho de 2025, do 30º Congresso Internacional de Enfermeiros, que será realizado em Helsinque, na Finlândia. Ela teve a sua pesquisa, intitulada “O uso do método CRISPR/Cas9 na inativação dos genes causadores da Osteogênese Imperfeita”, selecionada. A orientadora do estudo foi a professora Drª Vera Lucia Freitag.

O artigo trata sobre a Osteogênese Imperfeita (OI), também conhecida como a “Doença dos Ossos de Vidro”. Trata-se de uma condição hereditária que causa a fragilidade dos ossos e os torna propensos a fraturas. A doença é causada por mutações nos genes que produzem o colágeno tipo 1, uma proteína que compõe os tecidos conjuntivos, incluindo os ossos.

A OI também apresenta diversos outros comprometimentos clínicos: afeta o crescimento, traz deformidades esqueléticas, perda de audição, entre outros. O estudo mostra que o método CRISPR/Cas9 pode ser usado como uma ferramenta inovadora e examina a possibilidade de inativação e/ou modificação dos genes causadores da doença, podendo vir a ser uma possibilidade de cura.

“Estudos como esse trazem importantes contribuições para a construção do conhecimento e avanço da ciência. Destaco a importância de incentivar e acolher ideias inovadoras dos alunos enquanto docente, sendo uma maneira de trazer visibilidade a tantas doenças veladas, com possibilidades de cura e especialmente melhoria da qualidade de vida, trazendo esperança a uma parcela populacional que vive com doenças consideradas incuráveis”, afirma a orientadora.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Unicruz)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

17/06/2025
Coren-RS promove oficina de qualificação na elaboração de pareceres técnicos das Câmaras Técnicas


16/06/2025
Coren-RS prestigiou três formaturas em maio. Confira!


16/06/2025
Coren-RS empossa cinco Comissões de Ética de Enfermagem em maio


16/06/2025
Coren-RS realiza 99 atendimentos descentralizados em maio


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS