Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

08/09/2009
Acolher Mãe de Deus, a diversidade que soma
Mãe de Deus - TOP SER HUMANO

Como uma proposta diferenciada de inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no âmbito de uma organização hospitalar, a instituição apresenta o case Acolher Mãe de Deus – Diversidade que Soma. Estruturado em 2006, o programa tem como principal diferencial a gestão integrada dos processos de inclusão profissional das PCDs que, ao longo dos anos, obteve o reconhecimento do público interno, dos órgãos de reabilitação do INSS, de organizações do segmento saúde e de empresas de grande porte.
Algumas etapas e ações foram fundamentais na estruturação e implementação do Acolher. Iniciado ao se estudar mais profundamente a legislação vigente, o programa possibilitou um diagnóstico e mapeamento de áreas da Instituição em que foram avaliados aspectos como acessibilidade, perfis de cada área e de seus profissionais. Outras iniciativas fortaleceram o projeto, como as campanhas de sensibilização e informação, a adequação da estrutura física do Hospital Mãe de Deus, a reformulação no processo de Recrutamento & Seleção e Integração, o estabelecimento de parcerias, e os planos de treinamento e desenvolvimento desses profissionais, capacitando-os para o mercado de trabalho.
No ciclo de três anos, o Acolher Mãe de Deus alcançou resultados significativos, destacando-se a Evolução do QL (Quadro de Lotação) de PCDs, com aumento em 78%.
O programa traz como um diferencial o posicionamento dos Recursos Humanos como parceiro na implementação das estratégias institucionais, proporcionando um direcionamento das ações de Gestão e Consultoria Interna dee RH na inclusão de pessoas com deficiência, fundamentado em pilares inovadores como evitar a segregação, processo sistêmico de alto investimento em informação e sensibilização e gestão integrada dos processos de inclusão.
Para Alceu Alves da Silva, diretor-executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, o resultado é uma satisfação: “Muitas vezes, ao recebermos um prêmio damos a ele um valor maior do que a ação que nos levou a recebê-lo. É necessário ressaltar a abrangência social e a qualidade dos serviços da nossa Instituição, bem como a competência das nossas pessoas. Estamos felizes com a premiação, sem dúvida, mas a nossa alegria maior está nos benefícios sociais que proporcionamos, no orgulho que sentimos pela competência dos nossos profissionais e no cumprimento da missão institucional. A avaliação externa que nos levou a esta premiação é, acima de tudo, um sinal positivo da sociedade ao trabalho desenvolvido pelo Hospital Mãe de Deus”.

Fonte: Informe Comercial – Guia dos vencedores 2009 - ABRH-RS
31/08/2009 - p. 18

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/08/2022
Coren-RS realiza reunião de capacitação com profissionais do Hospital Universitário de Pelotas


16/08/2022
OMS e OPAS divulgam manual sobre manejo clínico para varíola dos macacos: acesse aqui


15/08/2022
Tire suas dúvidas sobre o Piso Salarial da Enfermagem


15/08/2022
Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS participa de capacitação interna


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS