Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

08/09/2009
Prefeitura de Santa Maria assume Hospital Casa de Saúde


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul tem acompanhado a situação de insegurança vivida pelos profissionais da Saúde e, em especial, pelos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Hospital Municipal de Caridade de Santa Maria. 

\r\n

Através da Enfermeira Fiscal da Subseção Santa Maria, Sheila Dornelles, e do Assessor Jurídico, Dr. Alexandre Reinol, o COREN-RS tem buscado orientar os profissionais que temem por sua estabilidade nas funções que ocupam no hospital. 

\r\n

Muitas foram as notas, as entrevistas e os depoimentos publicados na imprensa de Santa Maria e Região sobre o clima  de insegurança que afeta não somente os trabalhadores da instituição, mas toda a comunidade local. 

\r\n

A situação teve seu ápice quando do recebimento da notificação da prefeitura Municipal de Santa Maria, na qual o prefeito Cezar Schirmer informa da substituição da atual equipe pela nova, o que muito preocupa este Conselho. 

\r\n

De acordo com a Presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, “é nossa preocupação a manutenção da integridade do serviço de Enfermagem que é oferecido à comunidade, assim como da equipe de saúde da instituição. Apelamos, sobretudo, em respeito ao trabalho dos Enfermeiros, dos Técnicos e dos Auxiliares de Enfermagem.” 

\r\n

Saiba mais:
08/05/2007 - SES divulga nota sobre reabertura da Casa de Saúde de Santa Maria

\r\n

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou ontem à noite (7) nota oficial sobre a decisão anunciada à tarde na Prefeitura de Santa Maria que decidiu assumir a reabertura do Hospital/Casa de Saúde da cidade sem a participação do Estado, do Grupo Hospitalar Mãe de Deus e do Hospital Universitário de Santa Maria.

\r\n

Com a decisão tomada no município, a SES mantém inalterado o compromisso de atuar em conjunto com o Hospital Universitário de Santa Maria e o Hospital Mãe de Deus reforçando o atendimento regional.

\r\n

Leia abaixo a íntegra da nota oficial, assinada pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra:  

\r\n

"A Secretaria Estadual da Saúde (SES) vem a público manifestar-se  sobre o Termo de Compromisso firmado nessa segunda-feira (7) entre o município de Santa Maria, a COOPFER e o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, que visa a  reabertura da Casa de Saúde Santa Maria.

\r\n

A população de Santa Maria e da Região Central sofrem com a pior situação em número de leitos para o atendimento médico hospitalar do Estado. Isso foi gerado pela saída da sua maior instituição comunitária, o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, do atendimento pelo SUS há 10 anos atrás, numa decisão unilateral de sua direção. Desde então a população mais pobre, que não tem como pagar pelo seu atendimento de forma privada, sofre nas filas de espera e nos leitos improvisados em Postos de Saúde.

\r\n

Embora a Prefeitura Municipal, nos últimos anos, acenasse em assumir a gestão de toda a saúde municipal como já fizeram todos os maiores municípios do Estado, ela não o fez, cabendo à Secretaria Estadual, a todo momento, ser chamada para solucionar os problemas surgidos.

\r\n

A Secretaria Estadual de Saúde, em respeito à população de Santa Maria e Região, tem procurado solucionar essa dramática realidade. Nesses últimos anos foi o Governo do Estado que garantiu a reabertura e o funcionamento do Hospital da Cooperativa dos Ferroviários, a Casa de Saúde, repassando em quatro (4) anos, a fundo perdido, quase 10 milhões de reais, ampliando  recursos e credenciando a cirurgia cardíaca no Hospital Universitário junto ao Ministério da Saúde, conseguindo recursos federais e estaduais para a construção de um novo Hospital Regional, em parceria com o Consórcio Intermunicipal, que deverá iniciar sua construção ainda este ano, e conseguindo apoio da Rede SARAH e recursos  do Ministério da Saúde  para a construção de um grande Hospital da Rede em Santa Maria. Além disso, pressionou incessantemente o Hospital de Caridade a voltar a atender pelo SUS, conseguindo no CNAS a cessação dos benefícios da filantropia, que ele recebia sem fazer jus.

\r\n

Agora, com o fim do Convênio, em novembro de 2006, e com problemas de gestão, a Casa de Saúde entrou em crise e paralisou suas atividades. Mais uma vez o Estado foi obrigado a tomar a iniciativa, porque a Prefeitura não o fez, e estabeleceu, em janeiro, uma negociação com o Hospital de Caridade, para que assumisse a Casa de Saúde, condicionando para isso que abrisse de volta seus leitos para o SUS, dentro das suas instalações. Diante da intransigência do Hospital, que mantinha sua recusa em atender a população mais necessitada, o Governo do Estado buscou outra alternativa, conseguindo a opção do Sistema Mãe de Deus, para reabrir a Casa de Saúde. Uma opção que colocaria a disposição da população regional não só os 170 leitos desejados como a gestão de um dos melhores Sistemas hospitalares do país, criando, ao mesmo tempo, uma concorrência entre os Hospitais, positiva para a população. Marcou-se para o dia de hoje a assinatura do Convênio, quando fomos surpreendidos pela decisão da Prefeitura de realizar um Convênio unilateral com Hospital de Caridade na forma que o Hospital impôs, sem abertura de leitos para o SUS em suas instalações.

\r\n

Na verdade a Prefeitura está oportunizando ao Hospital de Caridade um alívio da pressão feita pela Secretaria Estadual de Saúde, ajudando-o a tentar buscar os benefícios da filantropia perdida através do atendimento na Casa de Saúde, sem que ele entregue nenhum dos seus leitos para o atendimento do SUS. Aliás, o Governo Municipal de Santa Maria nunca fez qualquer forma de pressão para que o Hospital de Caridade voltasse para o SUS, demonstrando uma estranha cumplicidade com essa situação.

\r\n

O Governo do Estado sempre defendeu a tese de que o Município de Santa Maria deveria, há muito tempo, assumir e  responsabilizar-se pela gestão da saúde no seu território. Agora  que o Governo Municipal tomou essa decisão fica a pergunta: por que não fez isso antes, evitando os transtornos  que deixaram a população sem atendimento nos últimos meses?

\r\n

A Secretaria Estadual de Saúde cumpriu o seu papel concretizando várias alternativas, de um lado pressionando o Hospital de Caridade a procurar de todas as formas uma saída para tentar recuperar sua filantropia perdida, como também oferecer uma opção qualificada para o atendimento da Casa de Saúde com a parceria do Sistema Mãe de Deus e com o Hospital Universitário.

\r\n

O Governo Municipal não quis essas parcerias! Agora, assumindo esta  obrigação que é sua, liberou  o Estado desse problema. Entretanto a  Secretaria Estadual de Saúde continuará fazendo a sua parte utilizando os recursos que iria aplicar na Casa de Saúde para reforçar a rede de hospitais regionais, visando melhorar o atendimento do Hospital Universitário.

\r\n

Mantém-se  inalterado o compromisso da SES, do HUSM e do Sistema Mãe de Deus  de atuarem conjuntamente, planejando e organizando  uma  Rede Regionalizada e Hierarquizada, na qual o  Hospital Público Federal seja o   Centro  de Formação e de  Assistência  Especializada como suporte  e referência  às demais unidades  regionais. Certamente isso trará significativa melhora para o atendimento da população da região e de Santa Maria.  Secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra. "
Fonte: Assessoria de Comunicação Social (http://www.saude.rs.gov.br)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS