Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/02/2010
SES alerta a população para cuidados que podem evitar a dengue


A Secretaria Estadual da Saúde (SES), em virtude do surto epidêmico de dengue que acomete o Estado, faz um alerta à população para os cuidados necessários para evitar a doença, que é uma virose, e se espalha rapidamente, sendo transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti.

O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia. Ele somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença. O mosquito passa, então, a transmitir o vírus. Existem quatro tipos de dengue, e pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, por quatro vezes. Não existe vacina para a enfermidade.

Para impedir a proliferação do mosquito, deve-se evitar o acúmulo de lixo, ou seja, materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos e latas; tapar a caixa d`água, poços, latões e filtros; lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e não acumular água, podendo colocar areia, além de tratar as piscinas.

Os principais sintomas da doença se manifestam da seguinte forma: 99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto; 60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos; 50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital); 50% têm prostração, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos e 25% têm manchas vermelhas no tórax e braços. A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios! Diante a mínima suspeita de Dengue não deve ser utilizado medicamento à base de ácido acetil-salicílico. Consulte um médico, e beba bastante água.

Fonte: Secretaria da Saúde RS – 22/02/2010


Clique aqui para mais informações sobre a dengue no RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

17/05/2022
ATENÇÃO: Sede e subseções do Coren-RS fecharão às 16h nesta terça, 17/05, em função de ciclone


16/05/2022
Coren-RS na Área realiza 22 atendimentos em Canela


16/05/2022
Semana da Enfermagem 2022 começa com palestra sobre conquistas e avanços da categoria


16/05/2022
Inscrições abertas para participar do 24ª CBCENF


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS