Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
27/08/2010
Vigilância do Estado disponibiliza boletim sobre qualidade do ar
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, disponibiliza em sua página na internet boletins semanais sobre as condições atmosféricas atuais. As informações são repassadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais não Biológicos (NVRAnB). O boletim mais recente (nº 083-2010) pode ser acessado clicando aqui.
O material divulgado é uma análise dos dados provenientes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), bem como recomenda ações de proteção e promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças ocasionadas ou agravadas por impactos atmosféricos. O boletim traz mapas da qualidade do ar no Estado, através dos níveis de monóxido de carbono, emissões e focos de queimadas, previsão do índice ultravioleta máximo e conteúdo total de ozônio.
O núcleo tem como atribuição conhecer, detectar e controlar os fatores ambientais de risco à saúde humana, prevenindo doenças e outros agravos à saúde das populações exposta aos contaminantes presentes na água, no solo ou no ar. Dentre as ações básicas e estratégicas do setor, destacam-se o cadastramento sistemático e a seleção de ambientes contaminados, atividades estas realizadas em conjunto com instituições de meio ambiente, de produção primária e de infra-estrutura. O mapeamento das áreas de risco à exposição humana serve à avaliação, classificação e planejamento de ações de mitigação de riscos.
Fonte: Secretaria da Saúde
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
18/07/2025
Assembleia Legislativa encerra série de audiências sobre o Piso Salarial e condições de trabalho com encontro em Porto Alegre
16/07/2025
Abordagem sobre a doação de órgãos na formação em Enfermagem é debatida em reunião entre Coren-RS, Ecarta e acadêmicos
16/07/2025
Coren-RS participa de bate-papo com acadêmicos de Enfermagem da UFFS, em Passo Fundo
16/07/2025
Brasil volta ao ranking de países com vacinação infantil crítica