Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/09/2010
Visitantes do Harmonia puderam verificar a pressão arterial e fazer testes de glicemia


Nos últimos três dias de comemorações da Semana Farroupilha (18, 19 e 20 de setembro), os visitantes do Parque da Harmonia puderam – além de cultivar e vivenciar algumas das tradições gaúchas – dar atenção especial à saúde.

Através de uma iniciativa do COREN-RS, quem esteve no local pode verificar a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue, recebendo orientações sobre o que fazer quando era identificada alguma alteração. A cada dia, uma enfermeira fiscal do COREN-RS ficou responsável pela ação, tarefa revezada por Juliana Viana, Moiseli Paz e Vanessa Badaraco.

Participaram do atendimento oferecido no Piquete Cabo Toco – do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RS (Sindisaúde/RS – estagiárias de nível médio da Escola Técnica Cristo Redentor, sempre supervisionadas pela enfermeira fiscal do dia.

Para a motorista Rosmari Pereira, de 50 anos, ações como esta devem continuar. “Venho todos os anos no Acampamento Farroupilha e nunca tinha visto algo assim. É uma iniciativa muito legal. Caso tenha nos outros anos, com certeza vou aproveitar”, disse. A massoterapeuta Daira Amarante, de 39 anos, também gostou da oportunidade. “É bom para vermos como está a nossa saúde”.

Experiência – Além de prestar serviço à comunidade, a iniciativa agregou experiência às estagiárias, como foi o caso da futura técnica de enfermagem Arcelina Morais Ventura. No dia 20 de setembro, supervisionada pela enfermeira fiscal Vanessa, ela atendeu homens, mulheres e crianças. “É uma grande experiência”, afirmou.

Segundo o responsável pelo Piquete Cabo Toco, Ricardo Vieira, a iniciativa foi ao encontro da carta de princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). “É a primeira vez que tivemos esta parceria e esperamos que ela continue”, disse.

Curiosidade – O “Núcleo Tradicionalista Cabo Toco” pertence ao Sindisaúde/RS e seu nome homenageia Olmira Leal de Oliveira, a Cabo da Brigada Militar que prestava cuidados aos feridos na Revolução de 1923 e que, por ter baixa estatura, recebeu o apelido de “Cabo Toco”.

Para a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, é importante que a enfermagem participe de eventos que congregam a população.

“Precisamos todos de cuidados e de orientações para termos mais saúde e acreditamos que difundir essa ideia em momentos de lazer – aproximando as pessoas dos profissionais de enfermagem de forma preventiva – facilita essa conscientização”, conclui Dra. Piva.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

09/08/2022
Fórum Nacional de Enfermagem lança manifesto de trabalhadoras(es)


09/08/2022
AVISO DE SESSÃO PÚBLICA: contratação do serviço de transmissão online de evento


08/08/2022
É dia 25/08: grandes encontros da Enfermagem em Caxias do Sul. Saiba mais e participe!


08/08/2022
Mental Tchê da SuperAção: Coren-RS promove integração com profissionais de Enfermagem


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS