Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

19/10/2010
COREN-RS conclama profissionais para prevenir propagação do sarampo


Colegas, o COREN -RS conta com a sua participação junto aos profissionais para atualizarem o cartão vacinal e intensificar as ações  de vigilância epidemiológica  com a comunidade local, alertando para a busca ativa dos faltosos na vacinação.

\r\n

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, de transmissão respiratória, de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença.

O período de incubação geralmente dura 10 dias, variando de 7 a 18 dias e o período de transmissibilidade é de 5 dias  antes do aparecimento do exantema (manchas avermelhadas na pele) até 5 dias após. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema.

O quadro clínico apresenta-se com febre moderada a alta acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite, fotofobia, cansaço, falta de apetite e  exantema máculo papular com início na face e atrás do pescoço e espalhando-se para o tronco e membros.
No campo das doenças infecto-contagiosas, o sarampo é uma das principais causas de adoecimento entre crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo as desnutridas e as que vivem em países subdesenvolvidos. O óbito é decorrente de complicações, especialmente a pneumonia. Outras complicações podem ocorrer como a otite média, broncopneumonia, diarréia e encefalite.

A vacina é a única forma de prevenção e é aplicada em todos os postos de saúde do Rio Grande do Sul gratuitamente, a partir de um ano de vida. A vacina disponível é a chamada tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), muito segura e eficaz, devendo ser aplicada por via subcutânea. As contraindicações são gravidez, imunodepressão por doença ou tratamento, doenças febris agudas, alergia importante ao ovo de galinha.

Até o momento no Rio Grande do Sul foram detectados 50 casos suspeitos: 38 foram descartados, 3 casos confirmados  e 9 casos pendentes.

Alertamos para a detecção e notificação imediata dos casos suspeitos e a importância de se manter atualizada a carteira de vacinação da criança, do adolescente e do adulto.  As pessoas que apresentarem sinais e sintomas compatíveis com sarampo devem procurar atendimento no posto de saúde mais próximo.

Fonte: Centro Estadual de Vigilância em Saúde-RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS