Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/12/2010
Estado publica portaria que institui Programa de Hepatites Virais


O Governo do Estado instituiu o Programa Estadual para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais através da publicação da portaria 669/2010 na edição do dia 15 do Diário Oficial. 

Conforme a portaria,a execução do Programa é de atribuição da Secretaria Estadual da Saúde (SES) por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Tem por objetivo desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção, vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental das hepatites virais, o diagnóstico, o acompanhamento e o tratamento dos portadores da doença.

Também prevê a ampliação do acesso, o incremento da qualidade e da capacidade instalada dos serviços de saúde em todos os seus níveis de complexidade, bem como dos centros de referência para o tratamento. Sua implementação ocorrerá nos três níveis de atendidmento da rede pública de saúde. Na atenção básica ( Unidades de Saúde) e na média e alta complexidade ( hospitais e serviços de diagnóstico) e de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias municipais de saúde.

A estrutura dos centros de referência e de Aplicação e Monitorização dos Medicamentos Injetáveis (CAMMIs), acompanhamento e alimentação de dados, assessoramento aos municípios e capacitação de profissionais ficará a cargo do Governo do Estado. Os municipios farão a organização do programa da rede básica e também poderão promover a mobilização da comunidade, dos grupos vulneráveis e dos profissionais de saúde, colaborando na estratégia de implantação em suas regiões.

Desde 2008, o Governo do estado tem dedicado atenção especial ao controle e tratamento das hepatites Virais. Para isso foi criado um Comitê Intersetorial de Enfrentamento das Hepatites Virais, presidido por Tarsila Crusius.

Em seus dois anos de existência, o Comitê abriu mil novos leitos hospitalares para pacientes com Hepatite B e C. Neste período, foram ampliadas as coberturas vacinais contra a Hepatite B e criados oito Centros de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (Cammi) no Estado, que servem para o tratamento de hepatites, ampliando de três para 11 o número de unidades.

\r\n

Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

11/06/2021
Coronavírus: Coren-RS participa de reunião sobre novo modelo de distanciamento adotado no Estado


11/06/2021
CORONAVÍRUS: REPRESENTANTES DO RS NA FORÇA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO RELATAM INADEQUAÇÕES EM SERGIPE


11/06/2021
Coronavírus: pessoas vacinadas devem manter o uso de máscaras


09/06/2021
Presidente da Assembleia Legislativa garante apoio ao Piso Salarial


 
 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 10h às 16h sem fechar ao meio-dia
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS