Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/02/2011
Auxiliares e Técnicos de Enfermagem discutem o Processo Ético


Em encontro realizado na sede do COREN-RS, no último dia 8, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem discutiram sobre o perfil ético profissional e o papel do Conselho. 

Na oportunidade, foram abordadas as metodologias que norteiam a Assistência de Enfermagem – muitas das quais não são vistas nos cursos de formação – e analisados exemplos de casos que infringem o Código de Ética.

“Os participantes se mostraram muito interessados em saber das peculiaridades que podem gerar um processo ético”, disse o coordenador da Comissão de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, conselheiro Arli Ribeiro.

“Acontecem casos, por exemplo, de o profissional ao fazer acompanhamento em uma ambulância – por constatar que o paciente está estável – opta em sentar no banco ao lado do motorista, quando, em qualquer hipótese, deve fazer todo o deslocamento ao lado do paciente. Recebendo uma denúncia sobre o fato, o Conselho instaurara um processo ético”, exemplifica Arli.

De acordo com a conselheira Rozeni Paludo – que participa da organização do evento, a comunidade civil está mais ciente de seus direitos e tem apresentado denúncias ao Conselho. “É preciso que os profissionais conheçam, busquem informações e estejam atentos para que os diferentes aspectos éticos na assistência em Enfermagem sejam observados”, reforça a Conselheira.

Para a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, estes encontros são importantes para o dia a dia dos profissionais. “Muitas vezes, a falta de atenção em pequenos detalhes no atendimento resulta em processo ético. Queremos, além de informar sobre as implicações de condutas inadequadas, provocar a reflexão entre os profissionais a respeito da forma como estão atuando” destaca Dra. Piva.

Estão programados novos encontros para o decorrer deste ano. Os interessados deverão fazer a inscrição através do site.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS