Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

23/06/2011
Interessados em plantas medicinais estiveram reunidos no Horto Medicinal do COREN-RS


No sábado do último dia 11, Profissionais de Enfermagem e demais interessados em conhecer as propriedades das plantas medicinais em benefício da saúde e bem-estar das pessoas estiveram reunidos no Horto Medicinal localizado no Centro Histórico e Cultural do COREN-RS.

A capacitação, ministrada pela Enfermeira especialista em Fitoterapia e presidente da ABRATEN, Helena Trindade, iniciou às 9 horas. Na parte teórica foram apresentados diferentes tipos de plantas e suas propriedades (valores medicinais, efeitos, doses, preparos e aplicações).

“O uso das plantas medicinais existe desde o início da humanidade.  Diferentes formas de aplicação e o conhecimento pela observação vêm sendo passado de pessoa a pessoa através dos tempos.”, observou Helena chamando atenção de que no Brasil algumas ervas têm sua aplicação reconhecida pela ANVISA.

Desde a Declaração de Alma-Ata, em 1978, a OMS tem expressado a sua posição a respeito da necessidade de valorizar a utilização de plantas medicinais no âmbito sanitário. Considera-se que 80% da população mundial utiliza essas plantas ou preparações destas no que se refere à atenção primária de saúde. Ao lado disso, destaca-se a participação dos países em desenvolvimento nesse processo, já que possuem 67% das espécies vegetais do mundo.

Já Paulo Vidor, enfermeiro e secretário da ABRATEN, chama atenção para a necessidade das pessoas buscarem mais informações sobre as plantas que não tenham ainda a comprovação científica de seus benefícios para a saúde humana. “As pessoas precisam ter cuidado, pois algumas plantas têm alta toxidade”, recomendou.

Na oportunidade, os participantes receberam o “Manual de Plantas Medicinais do COREN-RS”. O material é totalmente ilustrado com fotografias e informações importantes para o reconhecimento e utilização das ervas. Em seguida, o grupo percorreu os canteiros, o relógio do corpo humano e a espiral de ervas, onde puderam ver a forma de plantio das mais de duzentas variedades existentes no horto.

Na parte da tarde o grupo participou da preparação de xarope para a gripe e de pomada de erva baleeira. Após o preparo e envasamento, cada participante recebeu um vidro de xarope e um pote de pomada.

Para participar das capacitações e palestras promovidas pela ABRATEN e apoiadas pelo COREN-RS, os profissionais de Enfermagem e demais interessados podem consultar a agenda de eventos neste site e no da ABRATEN (www.abraten.com.br), ligar diretamente para a Biblioteca do Conselho (51) 3378-5541 ou para o Centro Histórico (51) 3245-3216.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


26/03/2024
Desafios éticos, econômicos e tecnológicos enfrentados pela Enfermagem global são tema do 26º CBCENF


25/03/2024
Enfermeiras representantes do Nursepro participam do South Summit Brasil 2024


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS