Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/01/2012
Novos serviços em hospital de Canoas


O Hospital Universitário (HU), em Canoas, passou a oferecer o serviço laboratorial de cateterismo e angioplastia. O novo equipamento é capaz de identificar uma possível obstrução nas artérias do coração e do cérebro.

- O equipamento é essencial para tratar e evitar os danos decorrentes de um infarto – diz Cláudio Seferin, superintendente-geral do grupo Mãe de Deus, que administra o hospital.

Existem três possibilidades de tratamento para problemas dessa natureza: o uso de medicamentos, a colocação de um stent (uma espécie de tubo usado para desobstruir a artéria) e a cirurgia de ponte de safena, que religa a artéria obstruída a outra. Essa última, que ainda não é realizada no HU, deve começar a ser feita entre março e abril deste ano.

Baseada em um cálculo que relaciona a capacidade do equipamento com a demanda do município, a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Beth Colombo, acredita que em torno de 50 pessoas serão atendidas por mês no laboratório.

– Já tivemos até 220 pessoas por mês indo a Porto Alegre fazer este tipo de consulta. Agora, não tem mais esse deslocamento, e estamos buscando mais um (aparelho) para ampliar o serviço – disse.

O hospital é co-administrado pela prefeitura e pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus desde janeiro de 2011. Mais de dois terços dos atendimentos (70%) são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, o hospital tem 350 leitos e realizou, ao longo do ano passado, mais de 96 mil atendimentos. Até março, deve ser lançada também a unidade de tratamento de dependentes químicos. Um ambulatório e 35 leitos serão destinados exclusivamente a dependentes de álcool e outras drogas.
Fonte: Zero Hora (11.01.2012, p.38)
matheus.beck@zerohora.com.br

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


26/03/2024
Desafios éticos, econômicos e tecnológicos enfrentados pela Enfermagem global são tema do 26º CBCENF


25/03/2024
Enfermeiras representantes do Nursepro participam do South Summit Brasil 2024


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS