Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/02/2012
Em um ano, Samu atendeu 2600 vítimas em Bento Gonçalves
Nesse período, 12 paradas cardíacas foram revertidas antes de chegar ao Hospital

O Samu funciona 24h todos os dias do ano. Em fevereiro completa um ano que Bento Gonçalves passou a contar com a equipe da Unidade Básica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. A iniciativa foi da secretaria de Saúde, que há sete meses trouxe ao município a segunda equipe do Samu, com a Unidade Avançada que iniciou as atividades em junho. Tempo suficiente para a população se adaptar ao sistema e valorizar o serviço que no ano de 2011 atendeu mais de 2600 vítimas e reverteu 12 paradas cardíacas antes de chegar ao Hospital.

"O Samu está salvando vidas e, através do trabalho integrado com os órgãos de saúde e de segurança, ampliando com qualidade o serviço de urgência no município" comenta o prefeito Roberto Lunelli.

A qualificação dos profissionais que atuam nas equipes do Samu também são frequentes. Um exemplo é a participação de enfermeiros do Serviço no curso PHTLS - (Prehospital Trauma Life Support), reconhecido internacionalmente pelo Colégio de Cirurgiões Americanos e mundialmente considerado o "padrão ouro" no atendimento pré hospitalar ao trauma.

A equipe do Samu realizou, também, uma capacitação ministrada pelo Soldado Mauro Martins Carvalho, do Corpo de Bombeiros, com o desenvolvimento de técnicas de imobilização e resgate de vítimas em altura. Uma das atividades foi a descida por rapel na Cachoeira do Salto Ventoso, em Farroupilha. Outra atividade, que inclusive deu destaque ao município, foi o Simulado de Múltiplas Vítimas, organizado pelo Samu, que teve divulgação na Revista Emergência, de distribuição nacional.

Segundo a coordenadora do Samu - Base Bento Gonçalves, Marcela Dachery, para este ano as atenções estarão voltadas para o público infantil, com a divulgação e conscientização de prevenção de acidentes nas escolas. "O objetivo é educar as crianças e que estas levem informações de prevenção de acidentes para casa como uso da cadeirinha nos veículos, uso de cinto de segurança, risco de queimaduras, queda de altura, entre outras" explica.

Conheça o Samu

O Samu é um serviço de atendimento médico pré hospitalar que objetiva atender precocemente a vítima que teve algum agravo a sua saúde, seja de natureza clínica, traumática ou mesmo psiquiátrica. A Unidade Avançada realiza também transporte inter hospitalar em situações que exijam acompanhamento médico e recursos de UTI Móvel.

A Base de Bento Gonçalves conta com duas viaturas: Unidade Básica (materiais de imobilização, medicamentos, oxigênio, desfibrilador automático – DEA...) e Unidade Avançada (monitor/desfibrilador, oxigênio, respirador, medicamentos, material de entubação, imobilizadores, kit cirúrgico, kit parto,...)

Perfil e equipe

O Samu de Bento funciona 24h todos os dias do ano e sua equipe é composta de: 6 médicos, enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem e 9 condutores socorristas. O perfil dos atendimentos compreende de situações de: queda, crise convulsiva, PCR, acidente de trânsito, queimadura, afogamento, intoxicação exógena, surto psicótico, trabalho de parto, choque elétrico, entre outras situações de emergência.

Acionando o 192

Para acionar o Samu faz-se necessário ligar para 192, cuja ligação é recebida pela Central Metropolitana em Porto Alegre. A telefonista irá solicitar o nome, endereço, ponto de referência e irá transferir a ligação para o médico regulador. Este avaliará a situação se é pertinente ao Samu atender e ele pode orientar o solicitante de como proceder naquela situação de emergência até o resgate chegar. Após esse processo a Central entra em contato com a Base de Bento Gonçalves encaminhando o chamado.
Mesmo com o procedimento, no ano de 2011 o Samu do Estado recebeu 1.213.229 chamados, desses 704.464 ou 56% foram trotes.
Fonte: Olá Serra Gaúcha (www.olaserragaucha.com.br)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS