Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

09/02/2012
Enfermeira sergipana é nomeada Coordenadora Nacional em área da Saúde


No dia 6 de janeiro, a enfermeira Maria da Conceição Mendonça Costa ganhou destaque ao assumir a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Coordenação Nacional de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde – Guia de Atendimento de Emergência (GAE), administrando projetos estratégicos no Brasil, a exemplo da Copa de 2014 e o Rio +20.

Natural de Areia Branca (SE), Maria da Conceição é Enfermeira formada pela Universidade Federal de Sergipe (SE), especializada em Gestão da Clínica nos Hospitais dos SUS, pelo Hospital Sírio Libanês (SP), e em Urgência e Emergência, atuando, desde 1992, na última área.

Sempre participando de projetos na área da Saúde, a Enfermeira já atuou: na implantação, reorganização e adequação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 - Aracaju, antes mesmo da Portaria Ministerial 2048/2002; implantação dos hospitais da Zona Norte e Sul de Aracaju, além da Urgência Psiquiátrica São José; participou dos projetos de Implantação do SAMU em todas as regiões do País, predominando as capitais (70% dos SAMU do país); implantação e participação das portarias das UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e salas de estabilização, dentre outros.

Desde 2004, é consultora técnica do Ministério da Saúde (MS), atuando na Coordenação Nacional de Urgência e Emergência, organizando o processo de redes assistenciais incluindo, SAMU, rede hospitalar e de urgência. “Há seis meses, fui convidada a compor o Grupo Técnico Executivo do MS para elaborar o projeto da Força Nacional do Sistema Único de Saúde – FN-SUS. No dia 6 de janeiro fui convidada, pelo Secretário de Atenção a Saúde Dr. Helvécio, o Secretário Adjunto Executivo Dr. Adriano Massuda e o Coordenador Nacional de Urgência e Emergência Dr. Paulo de Tarso, para assumir não apenas a FN-SUS, como também a Coordenação Nacional do Grupo de Ações Estratégicas do MS-GAE”, relata Maria da Conceição.

Como planos para desenvolvimento durante a sua gestão na grande coordenação do GAE, estão: a Força Nacional do SUS; Copa 2014 e grandes eventos, onde irá organizar a Rede Hospitalar e de Urgência móvel e fixa nas 12 cidades que sediarão os jogos; Cooperação Técnica Brasil Haiti; construção do projeto de implantação do SAMU nacional, uma mega unidade que será uma central de regulação nacional para os casos de eventos de massa; organização da porta de entrada dos hospitais gerais e da rede hospitalar do País.

Fonte: Coren-SE

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS