Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

08/03/2012
Dia Internacional da Mulher: Cofen parabeniza todas as mulheres


O Conselho Federal de Enfermagem parabeniza todas as mulheres, em especial às profissionais da área de Enfermagem, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, 8 de março.

Este Conselho, considerando que a maioria dos profissionais da Enfermagem Brasileira são mulheres, reconhece o esforço de todas as trabalhadoras que se desdobram no se dia a dia- como mãe, esposa e profissional, aliando as características femininas a uma formação acadêmica que coroa, com maestria e brilho, a profissão símbolo do cuidado e da atenção.

Que este dia 8 de março, lembrado pela luta e memória de centenas de mulheres que se sacrificaram em prol da emancipação política e social, seja sempre inspiração para a busca de melhores condições sociais para todas as mulheres e da valorização de todas as representantes da Enfermagem brasileira. 

Origem da data

O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é data comemorativa que foi instituída durante a Conferência Internacional de Mulheres realizada em 1910, na Dinamarca, para homenagear as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque que entraram em greve exatamente no dia 8 de março de 1857.

A data só foi reconhecida como o Dia Internacional da Mulher pelas Organizações das Nações Unidades em 1975.
As operárias norte-americanas naquele ano de 1857 entraram em greve ocupando a fábrica têxtil para reivindicar a redução da carga diária de trabalho. Elas trabalhavam 16 horas por dia e ainda recebiam menos de um terço do salário dos homens.

Segundo versões, as norte-americanas, que reivindicavam uma carga horária de 10 horas diária, foram trancadas na fábrica, onde teve início um incêndio que acabou matando 130 operárias. Seis anos depois da tragédia, em 1903, as profissionais liberais dos Estados Unidos criaram uma associação com o objetivo principal de ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.A Women"s Trade Union League cinco ano depois promoveu a marcha das mulheres pelas ruas de Nova Iorque, reunindo mais de 14 mil delas para protestar pelo mesmo motivo das operárias têxteis e ainda reivindicaram o direito de votar.

Na marcha, as mulheres caminharam sob o slogan “Pão e Rosas”, simbolizando, respectivamente, a estabilidade econômica e uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/01/2022
Confira: agenda de fevereiro dos atendimentos descentralizados do Coren-RS na Área


20/01/2022
Coren-RS na Área divulga agenda do primeiro semestre de 2022: confira!


19/01/2022
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doação de leite humano com urgência


18/01/2022
ATENÇÃO: QUEM EMITIU O BOLETO DA ANUIDADE 2022 ATÉ 10/12 TEM ATÉ 31/01 PRA PAGAR COM 24% DE DESCONTO


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS