Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/05/2012
Comissão gaúcha irá a Brasília reivindicar as 30 Horas Já!
Decisão foi tomada na VIII Semana de Enfermagem da HUSM

 

Na VIII Semana de Enfermagem do HUSM o clima foi de muita mobilização e união da categoria pelas 30 Horas Já! O tema do painel apresentado foi a Contextualização Política do Momento Atual da Enfermagem. Na ocasião, Ricardo Rivero, Presidente do COREN-RS, defendeu a necessidade da categoria organizar uma comissão representativa e ir a Brasília, buscar uma audiência com o Deputado Federal e Líder da Câmara, Marco Maia, para que a PL 2295/2000 entre com urgência na pauta de votação.

O debate foi mediado pela enfermeira Soeli Guerra, Chefe da Enfermagem da HUSM e a apresentação principal foi conduzida pela Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Caetano. Compuseram a mesa também Ricardo Rivero, Presidente do COREN-RS, Gilmar França, Presidente do Sindisaúde-RS e Nelci Dias, Presidente do SERGS, entre outras lideranças da categoria.

A luta pelas 30 Horas começou nos anos 50 e está emperrada até hoje. Para o Presidente Ricardo Rivero, nada justifica o descaso de tantos governos com uma categoria: "Precisamos que os políticos gaúchos levantem a nossa bandeira em Brasília. Vamos nos unir e formar uma comissão e ir até lá buscar uma audiência com o Deputado Marco Maia, para colocar a PL 2295/2000 na pauta de votação da Câmara Federal.  

Solange Caetano abriu os dados em sua apresentação mostrando que 60,23% de todos os trabalhadores da saúde do País são da categoria. Se no Estado somos mais de 130 mil, e todos temos família e amigos, unidos somos fortes e vamos fazer valer nossa voz nas urnas, elegendo aqueles que estão compromissados com as 30 Horas, com o Dimensionamento Correto, com nosso Piso.

Soeli Guerra, chefe da enfermagem do HUSM em trecho de seu discurso dirigido a classe política afirmou "hoje é dia de enfermeiro, de auxiliar, de técnico. Mas amanhã é dia de eleitor".Para Gilmar França, Presidente do Sindisaúde-RS, o Sindicato vai comprar esta briga pelas 30 Horas e vai mobilizar seus mais de 80 mil profissionais neste sentido. Rivero, prestou solidariedade a posição da presidente da FNE, Solange Caetano, e salientou que só tem uma forma de conseguirmos tirar do papel as 30 Horas: unindo toda categoria da Enfermagem e as entidades representativas da categoria, acima de diferenças políticas ou ideológicas.

Após a mesa de debates, apresentado em um auditório lotado, todos foram em caminhada até a frente da Reitoria da UFSM. Uma audiência foi solicitada com o Deputado Marco Maia e deve ser agendada para os próximos dias.
 

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

02/02/2023
Ministério da Saúde discute medida provisória para pagamento do Piso


02/02/2023
Cofen vai ao Planalto cobrar Piso Salarial e outros direitos da Enfermagem


01/02/2023
Coren-RS abre Processo Seletivo para estágio em Direito


01/02/2023
Coren-RS participa de cerimônia em homenagem aos 70 anos do HMIPV


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS