Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

30/05/2012
Assembleia Legislativa presta Homenagem ao COREN-RS
Deputado Carlos Gomes discursou em plenario


Deputado Carlos Gomes presta homenagem ao COREN-RS
A história, as conquistas e as principais reivindicações do Conselho Regional de Enfermagem 
do Rio Grande do Sul (COREN-RS) foram lembrados na tribuna da Assembleia Legislativa gaúcha nesta quarta-feira (30) pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB).
Ao lembrar a passagem da Semana Estadual da Enfermagem, realizada entre os dias 12 e 20 de 
maio, o parlamentar chamou a atenção para o papel desempenhado pelo COREN na defesa dos direitos dos 138 mil profissionais que a entidade representa – e também na defesa dos interesses da população gaúcha.
Carlos Gomes saudou a posse do enfermeiro Ricardo Rivero, que assumiu a presidência da entidade no início deste mês. “Que a marca da gestão de Rivero seja a mesma da sua trajetória profissional: o comprometimento com a Saúde, a competência e o tratamento humanizado dos guardiões da vida”.
O deputado considerou que as novas tecnologias e o progresso da ciência fizeram com que a 
profissão evoluísse bastante. Mas que a modernidade também trouxe novos desafios a serem superados, como a necessidade de qualificação dos agentes e um olhar sensível sobre as demandas da população. “Os obstáculos não são poucos: entre as dificuldades que os profissionais sentem na pele, estão os baixos salários, a precariedade das condições de exercício da profissão e a pesada carga de trabalho”, alertou.
O deputado observou que o Parlamento gaúcho tem acompanhado a luta do órgão fiscalizador 
para restabelecer a eficácia do serviço de emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre. Na semana passada, o COREN trouxe à tona para o Poder Público e para a sociedade o problema da superlotação, a defasagem no quadro de funcionários e a falta de condições mínimas de atendimento a 144 pacientes de emergência, onde a capacidade é de apenas 49 leitos.“Eles não brigam por eles. Brigam por todos nós. Não há Enfermagem sem altruísmo. É o trabalho colocado na busca incessante de devolver a Saúde do ser humano; é a palavra de conforto para aliviar o sofrimento – é a pura expressão da fraternidade”, declarou Carlos Gomes, ao ponderar que a Enfermagem é vocação de quem dedica seu tempo e esforços para cuidar do bem-estar dos outros, na maioria das vezes deixando de lado a própria vida. “A nova diretoria do COREN tomou em suas mãos uma instituição que está representando muitos profissionais que neste momento 
sofrem com estresse e depressão pelo excesso de responsabilidades, pela alta quantidade de horas semanais trabalhadas e pela remuneração indigna”, protestou.
Carlos Gomes reiterou o papel dos deputados gaúchos em apoiar e viabilizar a conquista de duas importantes bandeiras do COREN: a aprovação, no Congresso Nacional, do projeto de lei 2.295 de 2000, que reduz a jornada dos profissionais de Enfermagem para 30 horas semanais, e a necessidade da aplicação, no Rio Grande do Sul, da legislação que determina o percentual minimo 
de 12% do orçamento na Saúde. “São reivindicações legítimas e necessárias para oportunizar condições humanas de assistência para a comunidade”, registrou.
A comunicação de liderança feita na tribuna do Palácio Farroupilha foi prestigiada pelo Conselheiro Abelardo Gomes e acompanhada pelos deputados e imprensa.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS