Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

30/05/2012
Assembleia Legislativa presta Homenagem ao COREN-RS
Deputado Carlos Gomes discursou em plenario


Deputado Carlos Gomes presta homenagem ao COREN-RS
A história, as conquistas e as principais reivindicações do Conselho Regional de Enfermagem 
do Rio Grande do Sul (COREN-RS) foram lembrados na tribuna da Assembleia Legislativa gaúcha nesta quarta-feira (30) pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB).
Ao lembrar a passagem da Semana Estadual da Enfermagem, realizada entre os dias 12 e 20 de 
maio, o parlamentar chamou a atenção para o papel desempenhado pelo COREN na defesa dos direitos dos 138 mil profissionais que a entidade representa – e também na defesa dos interesses da população gaúcha.
Carlos Gomes saudou a posse do enfermeiro Ricardo Rivero, que assumiu a presidência da entidade no início deste mês. “Que a marca da gestão de Rivero seja a mesma da sua trajetória profissional: o comprometimento com a Saúde, a competência e o tratamento humanizado dos guardiões da vida”.
O deputado considerou que as novas tecnologias e o progresso da ciência fizeram com que a 
profissão evoluísse bastante. Mas que a modernidade também trouxe novos desafios a serem superados, como a necessidade de qualificação dos agentes e um olhar sensível sobre as demandas da população. “Os obstáculos não são poucos: entre as dificuldades que os profissionais sentem na pele, estão os baixos salários, a precariedade das condições de exercício da profissão e a pesada carga de trabalho”, alertou.
O deputado observou que o Parlamento gaúcho tem acompanhado a luta do órgão fiscalizador 
para restabelecer a eficácia do serviço de emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre. Na semana passada, o COREN trouxe à tona para o Poder Público e para a sociedade o problema da superlotação, a defasagem no quadro de funcionários e a falta de condições mínimas de atendimento a 144 pacientes de emergência, onde a capacidade é de apenas 49 leitos.“Eles não brigam por eles. Brigam por todos nós. Não há Enfermagem sem altruísmo. É o trabalho colocado na busca incessante de devolver a Saúde do ser humano; é a palavra de conforto para aliviar o sofrimento – é a pura expressão da fraternidade”, declarou Carlos Gomes, ao ponderar que a Enfermagem é vocação de quem dedica seu tempo e esforços para cuidar do bem-estar dos outros, na maioria das vezes deixando de lado a própria vida. “A nova diretoria do COREN tomou em suas mãos uma instituição que está representando muitos profissionais que neste momento 
sofrem com estresse e depressão pelo excesso de responsabilidades, pela alta quantidade de horas semanais trabalhadas e pela remuneração indigna”, protestou.
Carlos Gomes reiterou o papel dos deputados gaúchos em apoiar e viabilizar a conquista de duas importantes bandeiras do COREN: a aprovação, no Congresso Nacional, do projeto de lei 2.295 de 2000, que reduz a jornada dos profissionais de Enfermagem para 30 horas semanais, e a necessidade da aplicação, no Rio Grande do Sul, da legislação que determina o percentual minimo 
de 12% do orçamento na Saúde. “São reivindicações legítimas e necessárias para oportunizar condições humanas de assistência para a comunidade”, registrou.
A comunicação de liderança feita na tribuna do Palácio Farroupilha foi prestigiada pelo Conselheiro Abelardo Gomes e acompanhada pelos deputados e imprensa.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

29/05/2024
SOS Chuvas: mais de 2,5 mil profissionais de Enfermagem estão desalojados ou desabrigados


28/05/2024
SOS Chuvas: se você teve contato com a água da enchente, fique atento a sintomas da leptospirose e outras doenças


28/05/2024
Abertas as inscrições para o 26º CBCENF


28/05/2024
SOS Chuvas: alerta sobre riscos e prevenção de síndromes respiratórias em abrigos no RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS