Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/06/2012
Cofen encaminha a parlamentares Nota Técnica sobre a profissão de cuidador de idoso


O PLS nº 284, de 26 de maio de 2011, de autoria do Senador Waldemir Moka (PMDB-MS), propõe regulamentar a profissão de cuidadores de idosos no Brasil. A proposta é uma solução para o atendimento da população que, em 2050, pode chegar a ter 63 milhões de idosos.

 

A polêmica está no Substitutivo (uma espécie de nova proposta) apresentado pela Senadora Marta Suplicy (PT-SP), em que inclui atribuições a esses profissionais que gerariam conflito com a legislação que regulamenta o exercício profissional da Enfermagem. 

 

Na proposta da Senadora, o cuidador de idosos também teria como atribuição atividades de assistência, como cuidados de saúde preventivos, administração de medicamentos, auxílio e acompanhamento na realização de rotinas de higiene pessoal, ambiental e de nutrição e outros procedimentos auxiliares de saúde, tanto no ambiente domiciliar, instituições de longa permanência, hospitais, centros de saúde e de eventos culturais e sociais. 

 

Por isso, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) encaminhou aos parlamentares uma nota técnica que explicita os pontos em que há divergência da proposta com as legislações existentes, afirmando que o projeto é interessante, porém esses profissionais não poderão executar atribuição que são competência do profissional de Enfermagem. 

 

No documento, o Cofen argumenta que: “Estender a atuação dos cuidadores de idosos para o âmbito das unidades de saúde e na área da assistência retira atribuições que são desempenhadas pela equipe de enfermagem. A obrigatoriedade dos entes públicos integrarem os cuidadores de idosos às equipes de saúde pode representar um pesado ônus para o poder público, que já tem profissionais de enfermagem perfeitamente habilitados técnico e legalmente para o exercício de tais atribuições”.

 

Fonte: COFEN.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS