Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

29/06/2012
Lotação da emergência do HNSC tem queda de 44%
Números foram apresentados ao COREN-RS em reunião no MPF

O Enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do COREN-RS, esteve no Ministério Público Federal, em Porto Alegre, em reunião para tratar da  prestação de contas das ações prometidas pelos gestores do HNSC e da Secretaria Municipal da Saúde relativas a superlotação da Emergência do Hospital Conceição, que resultou em uma interdição ética por parte do Conselho, durante o mês de maio.
A reunião foi chamada pela Procuradora da República, Dra. Ana Carvalho, para verificar se os compromissos que os gestores assumiram em ata, na última reunião do dia 24 de maio foram efetivadas.
O Superintendente do HNSC, Néio Lúcio, fez ampla exposição das ações que estão sendo implantadas para melhorar as condições da emergência do HNSC, como a contratação de leitos de retaguarda e o chamamento de profissionais aprovados em concurso. O gestor salientou que a falta de resolutividade das unidades básicas de saúde de Porto Alegre e de alguns municípios da Região Metropolitana é que acaba por superlotar a emergência.
A Coordenadora da Fiscalização Enfermeira Iselde Buchner explicou que a equipe de fiscalização visitou o HNSC de dois em dois dias neste período de um mês, para acompanhar a implantação das medidas. Também realizaram visitas aos postos de saúde de Porto Alegre e de municípios como Viamão e Alvorada. “Após ampla análise verificou-se que a questão da superlotação da emergência do HNSC apresentou melhora. Por outro lado, detectamos que nos pronto atendimentos básicas de saúde de Porto Alegre e nas instituições de saúde da região metropolitana é que faltam médicos e equipes para os pronto atendimentos e que pouco atendem após as 18h. Estas questões precisam ser solucionadas para que este problema sistêmico de superlotação deixe de existir.”
O representante da Secretaria Municipal da Saúde explicou para o grupo que, no que tange Porto Alegre, as equipes dos pronto atendimentos estão sendo reorganizadas. Os concursos estão sendo feitos, mais médicos estão sendo contratados. Em relação aos horários estendidos até as 22h o Município estará fazendo isto em mais 12 postos. A completa interligação dos sistemas de informática dos hospitais de Porto Alegre permitirá a regulação inteligente dos leitos do sus, possibilitando que o sistema seja equilibrado, sem lotações ou ociosidades.
Para o Enfermeiro Ricardo Rivero ficou claro que cerca de 80% dos pacientes que procuram as emergências são de baixa complexidade, oriundos da Zona Norte ou de municípios vizinhos cujos postos de saúde não tem resolutividade ou estrutura para atendimento. Quanto a Emergência do Conceição, podemos verificar que as medidas estão sendo tomadas para melhorar o dimensionamento de pessoal e o atendimento, como o chamamento de profissionais aprovados em concurso, a confecção de novas pulseiras de identificação dos pacientes por cor de risco, a abertura dos novos leitos de retaguarda e a identificação correta dos pacientes nos leitos. Agora é preciso dar continuidade a estas ações, conjugando-as com iniciativas federais e estaduais.”
Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Sindisaúde, FESERGS, OAB, representantes dos Servidores e Direção do Hospital Conceição.

 

texto: Fernanda Barth

fotos: Daniel Boucinha

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

09/12/2022
Coren-RS na Área realiza 142 atendimentos em Tramandaí


08/12/2022
Atenção: Coren-RS terá expediente alterado nesta sexta-feira, 09 de dezembro


08/12/2022
Coren-RS realiza atividades em Cruz Alta promovendo o diálogo com a categoria


08/12/2022
Coren-RS dá posse à Comissão de Ética do Hospital de Caridade de São Jerônimo


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS