Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

12/08/2012
Cuidado e proteção da vida são destaques no 15° CBCENF



Cuidado e proteção da vida são destaques no 15° CBCENF

O cuidar é uma prática central da enfermagem e é devido à natureza deste trabalho e suas implicações éticas que o sofrimento moral é tão comum entre estes profissionais. Este foi o tema central da mesa-redonda da tarde de sábado (11/08), “Cuidado e proteção da vida”, onde a Enfª e professora Elizabeth Peter-Hardtke apresentou o relato de uma canadense sobre sua rotina em um hospital, onde os profissionais trabalham na proporção de um enfermeiro para cada seis pacientes.
A exposição mostrou um cenário não muito diferente do que vivemos no Brasil, aonde a redução das equipes e consequente sobrecarga de trabalho acabam por comprometer a responsabilidade profissional e a ética do cuidado, trazendo sofrimento moral ao profissional  -que sabe o que precisa ser feito para um cuidado ideal, mas não dispõe dos recursos e das condições necessárias para fazê-lo.
Peter-Hardtke, citou a problemática da gestão hospitalar sob a ótica do neoliberalismo e da “justiça de mercado”, e a necessidade da categoria se unir, informar sobre as questões políticas, formar novas lideranças éticas e se empoderar para conquistar mais justiça social na área da saúde.
Para a canadense, este cenário não ocorre apenas no seu país, ou no Brasil, neste ou naquele hospital. É uma questão macro-política que afeta diversos povos e é preciso lutar contra a hegemonia deste modelo, que coloca as estatísticas econômicas acima do direito humano à saúde.
Para a estudiosa, a sociedade precisa ser informada sobre estas questões e pressionar seus governos no sentido de que os hospitais precisam aumentar suas equipes e tê-las completas em todos os horários.  Na conclusão, defendeu a necessidade da reformulação dos cursos de formação de enfermeiros, dando a estes um foco na dimensão política e na busca de justiça social.

 

Texto: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS