Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias
versão para impressão
31/08/2012
Aluna índia se forma em Enfermagem

Denise quer voltar e atuar em sua aldeia
Após quatro anos e meio longe da aldeia, no povoado de Guarita, em Tenente Portela, Denise Marcolino será diplomada amanhã em Enfermagem/Ufrgs, na Capital. "Quero trabalhar com índios, e, preferencialmente, na minha aldeia", revelou ela, que morou na Casa do Estudante e quer voltar para o lugar onde nasceu para ajudar sua comunidade.
Denise integra a primeira turma de índios que teve acesso à universidade por meio de processo seletivo específico, em 2008, com oferta de 10 vagas em diferentes cursos. "Me esforcei muito para acompanhar. Tudo era novo. Aprendia, todos os dias, coisas que nunca tinha ouvido falar. Mas, a cada disciplina e a cada semestre, ia gostando ainda mais da Enfermagem", lembra.
Atuar na aldeia é plano de infância, quando a filha de professora índia via os problemas de seu povo. Agora, como profissional, acredita que saberá respeitar costumes e contexto; aproveitar conhecimentos tradicionais; e aproximar-se mais dos pacientes, por falar caingangue. Ao pensar na formatura, ela aconselha: "Que os jovens que estão nas aldeias não tenham medo: é possível fazer universidade. Não é mais coisa só para não índios", comemora.
Foto:Paulo Nunes/Correio do Povo
texto jornal CORREIO DO POVO:
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=336&Caderno=0&Noticia=459433
Compartilhe esta notícia com outras pessoas:
Outras noticias
18/07/2025
Assembleia Legislativa encerra série de audiências sobre o Piso Salarial e condições de trabalho com encontro em Porto Alegre
16/07/2025
Abordagem sobre a doação de órgãos na formação em Enfermagem é debatida em reunião entre Coren-RS, Ecarta e acadêmicos
16/07/2025
Coren-RS participa de bate-papo com acadêmicos de Enfermagem da UFFS, em Passo Fundo
16/07/2025
Brasil volta ao ranking de países com vacinação infantil crítica