Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/10/2012
Sexta edição do Fórum de Interiorização é realizada em Alegrete
Cerca de 150 inscritos compareceram ao evento até o início da tarde, apesar da forte chuva

A sexta edição do Fórum de Interiorização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul teve início na manhã desta segunda-feira (22), no salão de Atos da URCAMP, em Alegrete. Apesar da forte chuva que atingiu o município, cerca de 150 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares compareceram ao evento até o início da tarde. 

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, pela secretária Municipal de saúde, Maria do Horto Salbego,  pela professora superintendente acadêmica da Urcamp, Leia Palma Caldeira e pela enfermeira RT do Hospital Santa Casa de Alegrete e responsável pelo SAMU local, Taiana Silva Ribeiro. Em seu pronunciamento, o presidente Ricardo Rivero saudou os participantes destacando o início de sua carreira no município e apresentou a estrutura do Conselho, suas atribuições e objetivos. Outro ponto salientado foi a importância da valorização da enfermagem: "É fundamental que nós, profissionais da categoria, tenhamos consciência da nossa importância para o paciente e que busquemos constantemente a qualificação. O respeito é conquistado com o conhecimento, com união e valorização das nossas profissões", destacou.

Após a abertura, o Conselheiro Claudir Lopes apresentou ao público o questionário da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, convidando-os a preencher os dados solicitados e assim contribuirem para que seja traçado um perfil completo da categoria no país. Ele também abordou os principais pontos da Legislação e do Código de Ética que regem as atividades da Enfermagem. Na sequência, os responsáveis técnicos dos hospitais regionais foram encaminhados para a sala da mesa redonda, onde assistiram a palestra dos enfermeiros Iselde Buschner e Igor Prestes, coordenadores de fiscalização do Coren-RS,  que abordaram os aspectos legais, éticos e técnicos da atividade de responsabilidade técnica nas instituições de saúde. 

Paralelamente, no auditório principal, foram realizadas as demais palestras do evento. A primeira foi ministrada pela enfermeira Maristela da Silva, que abordou os diversos aspectos de avaliação da dor em pacientes críticos em ventilação mecânica. No segundo momento, a enfermeira  Zuleimar Melo da Silva palestrou sobre o papel do Centro de Materias de Esterilização na área de saúde, trazendo aspectos da evolução de métodos e técnicas assépticas utilizados atualmente e a necessidade de adequação das equipes de enfermagem para atender a duas novas resoluções: a RDC Anvisa nº 15, de 15 de março de 2012, que normatiza o processamento de produtos para a saúde desde o recebimento até a distribuição adequada dos materiais esterilizados com qualidade e segurança; e a Resolução 424 do Cofen, de 19 de abril de 2012, que indica as atribuições dos profissionais de enfermagem dos CMEs e demais empresas processadoras de produtos. A terceira palestra teve o tema Classificação de Riscos e Priorizações ministrado pela enfermeira Fernanda Robim.

O enfermeiro Abelardo Gomes, coordenador da Câmara Técnica de Urgências e Emergências do Conselho, falou sobre o atendimento pré-hospitalar destacando aspectos de atendimento a vítimas em situação de emergências. Durante a tarde, o público foi dividido em quatro grupos no ginásio da universidade para participação nas oficinas do evento. Em esquema de revezamento, assistiram às quatro demonstrações de ocorrências orientadas por profissionais do Samu de Alegrete e pelo enfermeiro Abelardo. Após, em frente à universidade, os inscritos assistiram a uma simulação de acidente de trânsito que contou também com a participação dos Bombeiros e da Brigada Militar. 

O evento contou também com a participação de alunos e colaboradores da URCAMP; das integrantes da Comissão de Organização do fórum no município, enfermeiras Luana Rodrigues Muller, Barbara Lançanova Moreira, Taiana Silva Ribeiro e Eliane Moraes Jardim, além da técnica de enfermagem Elisângela Bisognin Vaucher; do assessor Fernando Pigatto, representante do deputado estadual Valdeci de Oliveira e da coordenadora institucional da região Sul do Coren-RS, Fátima Pagel.

Texto e fotos: Luísa Souza
Fotos oficina e simulação: Conselheiro Abelardo Gomes

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS