Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

29/10/2012
Está oficialmente aberto o 64º CBEn
Evento debate Empoderamento da Enfermagem


Está oficialmente aberto o 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que acontece no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre, até o dia 1º de novembro. O Congresso realizado pela ABEn Nacional e pela ABEn-RS reuniu mais de 3000 congressistas e estiveram presentes os presidentes de todas as entidades representativas da categoria. A Dra. Ivone Cabral, presidente da ABEn Nacional deu por aberto o Congresso as 9h30 da manhã.

Para o Enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, falarmos do empoderamento da enfermagem na aliança com o usuário é complexo e prioritário. Só nos aprofundando neste debate é que teremos uma enfermagem unida e forte, capaz de transformar a sua realidade e mudar seus rumos. Nós sabemos que precisamos articular política e institucionalmente para tirarmos demandas históricas do papel, bem como sermos eficientes no diálogo com a sociedade, fazendo-a perceber o papel de protagonismo da enfermagem na saúde pública. Principalmente em como a qualidade de vida e de trabalho da enfermagem está correlacionada com a segurança do paciente. 

Em discurso contundente na abertura oficial a Presidente do Cofen, Dra. Marcia Krempel, defendeu veementemente a categoria frente às notícias sensacionalistas que tem sido veiculadas na grande imprensa, denegrindo o papel da enfermagem.  A presidente destacou que “tais infortúnios são resultado, na maioria das vezes, do descumprimento, pelas Redes Hospitalares e demais serviços de saúde, das normas e resoluções garantidoras da qualidade do exercício da Enfermagem, somado a uma excessiva jornada de trabalho e baixos salários. Além disto, apesar dos constantes investimentos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais na ampliação da fiscalização, o poder Judiciário tem proferido sentenças em desacordo com as normas que garantem uma assistência de enfermagem de qualidade, permitindo que os hospitais não regularizem suas situações.

Para a Dra. Teresinha Valduga, presidente da ABEn-RS, o 64º CBEn constitui-se numa oportunidade de divulgação de trabalhos desenvolvidos por enfermeiros, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e auxiliares de enfermagem, estudantes do curso técnico de enfermagem. “Ao propor a temática Empoderamento da enfermagem na aliança com o usuário a ABEn instiga a categoria à seguinte reflexão: Qual o significado de empoderamento?”, destaca Valduga.

Para Joel Mancia, Coordenador da Subcomissão de Temas do Congresso, a escolha dos eixos norteadores e falar em empoderamento significa promover um despertar da categoria da enfermagem para o seu verdadeiro poder, que ainda não é valorizado ou reconhecido dentro da própria profissão. No entanto estes profissionais o exercem durante todo o tempo, em todos os níveis da estrutura dos serviços de saúde, sem conseguir a devida visibilidade. Nesta proposta do Congresso Brasileiro de Enfermagem, pretendemos dar algumas pistas de estratégias de superação desta barreira, vislumbrando a parceria com o usuário do sistema é a via mais segura para mudar esta realidade.

Além dos presidentes do Cofen, Coren-RS e ABEn, estiveram presentes a presidente da FNE, Solange Caetano, o presidente do Sindisaúde-RS, Gilmar França, o presidente da Fessers, Milton Kempfer, representantes da PUC, da Secretaria Estadual da Saúde, do Ministério da Saúde e da Câmara dos Deputados.

O Congresso terá quatro conferências, 11 mesas-redondas, quatro painéis dialogados, quatro oficinas, 13 cursos, 2216 trabalhos apresentados em pôsteres, 271 trabalhos apresentados em sessões coordenadas, 57 trabalhos distribuídos em 7 sessões de prêmios, 20 trabalhos na mostra nacional de experiências de enfermagem em atenção primária de saúde e saúde da família. Destacamos ainda as rodas de conversa na tenda Paulo Freire e o lançamento de 22 livros.


Texto e fotos: Fernanda Barth 

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS