Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

31/10/2012
Vida Urgente divulga importância do uso da Cadeirinha durante o 64º CBEn
Equipe do projeto estará no estande do Coren-RS nesta quarta-feira

O Coren-RS firmou parceria com a equipe do projeto Vida Urgente para conscientização do público sobre a importância do uso da cadeirinha para bebês e crianças durante os passeios de carro. O Conselho cedeu espaço nesta quarta-feira (31) em seu estande para a divulgação de material sobre a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e sobre o Projeto Criança Segura aos frequentadores do evento, formado por profissionais de enfermagem de todo o país. O objetivo da ação é promover entre a categoria a ideia de que eles conversem com os pais e responsáveis de bebês e crianças até 7 anos sobre a importância do uso da cadeirinha para segurança dos pequenos no trânsito. Apesar da obrigatoriedade de uso destes equipamentos, ainda é necessário um forte trabalho de conscientização para que pais e responsáveis efetivamente os utilizem durante todo e qualquer deslocamento de carro. De acordo com as informações da Fundação, a maior parte dos acidentes ocorrem em trajetos curtos e velocidades baixas, e 60% dos acidentes graves ocorrem em menos de 30 minutos de passeio. A utilização da cadeirinha reduz a necessidade de hospitalização de crianças de até 4 anos em 69%.

A coordenadora do Espaço Vida Urgente da PUCRS, Monique Ohanna, destaca que a Fundação tem como mensagem principal a valorização da vida permanentemente. "Incentivamos o uso do cinto e de todos os equipamentos de proteção, como as cadeirinhas, em qualquer situação no trânsito. Essa conscientização salva vidas. Hoje trouxemos a conscientização sobre uso da cadeirinha, mas também abordamos outros temas conforme o perfil dos participantes e datas especiais, como feriados". O projeto está localizado no prédio 8 da PUCRS e atua há 5 anos dentro da universidade, focando suas ações no público universitário e docente e participando dos diversos eventos que são realizados no ambiente acadêmico.

O coordenador estadual da Saúde do Homem do Ceará, doutor Álvaro Vieira, foi um dos visitantes que receberam material 
orientativo da equipe do projeto. Ele defende, como professor da área de urgências e emergências, ações interdisciplinares envolvendo profissionais dos diversos cursos junto ao público acadêmico e escolar. "Todas as ferramentas que possamos utilizar para conscientizar os jovens, que são a maior parte dos mortos no trânsito, são importantíssimas e serão usadas em minhas aulas. Além disso, acredito que é preciso trabalhar a educação das crianças no trânsito desde a idade escolar, utilizando seus brinquedos. Assim se conscientiza a criança que possivelmente vai corrigir adultos e se tornar um motorista consciente", finalizou.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS