Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/12/2012
GT de Educação Profissional em Enfermagem começará em janeiro
Grupo unirá Coren-RS, ABEn, Universidades e Secretaria de Educação


GT terá primeira reunião em janeiro

Aconteceu hoje a tarde (10/12), na sede do Coren-RS, a segunda reunião para debater a formação de professores para a Licenciatura em Enfermagem e trabalhar na elaboração de um projeto piloto de Formação de Professores, com a graduação de Especialistas em Educação e Ensino da Saúde. Nesta reunião ficou decidido que será criado um Grupo de Trabalho composto por representantes do Coren-RS, pela ABEn, por docentes de universidades e por membros da Secretaria Estadual de Educação.

Uma das idéias do GT, denominado Educação Profissional em Enfermagem, “é que os professores de enfermagem sejam profissionais que tenham experiência prática na área, que tenham vivência. Para tanto vamos debater a criação de uma licenciatura como especialização, para profissionais já graduados e que já tenham trabalhado na ponta”, destaca o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS. Para a enfermeira Margarita Unicovsky, professora do Curso de Enfermagem da UFRGS, “isto solucionaria uma questão muito relevante para nós, que buscamos a excelência do ensino: que os professores tenham experiência prática, o que os capacita mais para darem aulas e preparem melhor os alunos.”

Para a enfermeira Denise Azambuja Zocke, Coordenadora de Educação da ABEn, este debate é muito oportuno pois atualmente o Rio Grande do Sul ocupa uma das últimas posições no ranking da qualidade do ensino e isto precisa ser mudado urgentemente. O enfermeiro e professor Ricardo Ceccin, Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Formação e Ensino da Saúde, ligado ao Ministério da Educação, frisou que este GT terá a missão de elaborar propostas que devem ser submetidas depois à aprovação do Conselho de Educação e postas em prática no Estado. A enfermeira e professora do Curso de Enfermagem da UFRGS, Êrica Malmann, frisou a importância de mais universidades participarem deste GT pois o objetivo de todos é um só, formar alunos cada vez melhor preparados para a realidade que enfrentamos hoje, onde o recém formado tem cada vez mais cedo uma gama grande de responsabilidades dentro das instituições de saúde. A professora enfermeira Flávia Lange Hentschel, Coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-RS, coordenou a reunião e sugeriu que o Grupo volte a se reunir na terceira semana de janeiro, já com os nomes de todos os representantes definidos.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Dia dos Povos Indígenas: Cuidado qualificado de Enfermagem aumenta resolutividade da assistência e diminui vulnerabilidades


18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS