Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/01/2013
Coren-RS divulga prestação de contas referente ao exercício de 2012


Ao divulgar a prestação de contas referente ao exercício de 2012, o Coren-RS reafirma seu compromisso de transparência e somando o material àqueles publicados diariamente no site do Conselho. A atual gestão do Coren-RS tem como objetivo elaborar e implementar estratégias que permitam a execução de suas propostas, visando a aproximação com o inscrito, a equidade e a integralidade das ações. Adota a consolidação de sua credibilidade, a melhoria constante, a auto sustentabilidade e a otimização dos processos como diretrizes para melhores práticas de suas atividades.

O Conselho gaúcho terminou o ano de 2012 com 110.113 inscritos, sendo 18.757 enfermeiros, 23.148 auxiliares de enfermagem e 68.031 enfermeiros. Em todo o Estado, são 6.248 instituições cadastradas nas nove subseções do Coren-RS, em Capão da Canoa, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa, Uruguaiana e na sede, em Porto Alegre. Houve ainda um aumento no número de profissionais que solicitaram transferência para a regional gaúcha e de profissionais que fizeram suas inscrições definitivas, em relação a 2011. Os dados de cobrança também apresentaram aumentos significativos, principalmente devido ao mutirão promovido pelas condições especiais do Refis: foram cerca de 12.986 atendimentos realizados, sendo 7.324 por e-mail, 4.303 atendimentos presenciais, 777 no Coren Móvel na Capital e 582 no interior.

Desde que assumiu a presidência da autarquia federal, o enfermeiro Ricardo Rivero tem percorrido o estado gaúcho na busca por aproximação com os inscritos, a fim de conhecer a realidade dos profissionais de enfermagem em todas as regiões. Foram mais de 250 instituições visitadas em cerca de 100 cidades, entre os meses de abril e dezembro de 2012. Outro foco do presidente Ricardo é a promoção de discussões sobre a relação do inscrito com as instituições de saúde e a sociedade, atuando na autovalorização da categoria e disseminando conhecimento e atualização profissional. Com estas propostas, foi idealizado o Fórum de Interiorização, evento que se realizou entre agosto e  dezembro em nove cidades gaúchas: Três Passos, Santa Cruz do Sul, Bagé, Capão da Canoa, Santa Maria, Alegrete, Erechim, Pelotas e Santana do Livramento, atingindo mais de 2.500 inscritos.

O Departamento de Fiscalização do Conselho realizou, ao longo de 2012, 1.378 visitas de cunho fiscalizatório, somando ao todo mais de 22 mil horas de serviço.

Outra ação importante realizada em 2012 foi a instalação de três totens do Coren-RS em hospitais da capital. Esses são aparelhos que servem como piloto para o projeto de descentralização dos serviços. Nas máquinas instaladas nos Hospitais São Lucas, Conceição e Mãe de Deus, os inscritos podem fazer a consulta on-line às informações sobre o Coren-RS, atualização cadastral e emissão de 2ª via do boleto do ano corrente, sem precisar se deslocar até a sede. Esta ação, inédita entre os Conselhos de Enfermagem do país, trouxe mais agilidade e facilidade aos profissionais que atuam nestas instituições. A oferta de novos convênios que permitem descontos aos profissionais da categoria também trouxe mais facilidades aos profissionais inscritos, através de 34 parcerias nas áreas de saúde, educação, lazer, beleza e outros serviços.

Os profissionais de Enfermagem com alto nível de empoderamento são conscientes de seus pontos a serem melhorados e têm grande autoconfiança, pois vêem que a “jornada é a recompensa”. A gestão 2012/2014 do Coren-RS visa justamente unir a instituição de seus inscritos na luta por uma melhor qualidade do trabalho da Enfermagem. Para isso, diariamente atuamos para sensibilizar a sociedade e a classe política de que é necessário concretizar demandas históricas, como as 30 horas de jornada de trabalho (PL 2295/2000) para a categoria e realizar uma fiscalização orientativa, efetiva e focada na melhoria das condições do exercício profissional e da qualidade dos serviços de saúde.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS