Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

29/01/2013
Representantes do Coren-RS participam de reunião nacional em Santa Maria
Objetivo foi traçar ações para a elaboração de futuro protocolo de emergência

O Coren-RS enviou representantes para Santa Maria, nesta segunda e terça-feira, dias 28 e 29, para verificar a situação enfrentada pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares envolvidos no atendimento ás vítimas do incêndio do último dia 26 na boate "Kiss" e para participar de uma reunião com autoridades nacionais para debater futuras ações emergenciais. Já na noite de segunda-feira o Conselheiro Secretário Claudir Lopes e o Conselheiro Fabrício dos Santos começaram sua visita ao Ginásio Municipal, onde o esquema montado para acolher e prestar informações às famílias já estava sendo desativado. Na sequência foram ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo onde conversaram com a enfermeira Vanderléia Bertóglio, do Hopsital Cristo Redentor em Porto Alegre e voluntária da Força Nacional do SUS. A enfermeira relatou que muitos voluntários se engajaram no atendimento e que agora a situação já começava a se normalizar, em número de atendimentos. Em seguida os representantes do Coren-RS foram ao Hospital Universitário Santa Maria onde foram recebidos pela enfermeira Maria Eliane Favegnado, Coordenadora da UTI da noite. Ao total ontem foram removidos para os Hospitais de Porto Alegre 11 pessoas. Apenas os pacientes que já se mostravam estabilizados podiam ser removidos.
Na terça-feira pela manhã aconteceu uma reunião com autoridades nacionais, estaduais e municipais com a finalidade de debater a elaboração de um futuro protocolo para situações desta magnitude. Entre os presentes estiveram na reunião a enfermeira Conçeição Mendonça, Coordenadora de Saúde da Força Nacional do SUS, o Capitão Claudio Azevedo, Coordenador do SOS Unimed de Santa Maria e o Dr, Carlos Fernando Dornelles, médico da SAMU de Santa Maria. Durante a reunião diversos participantes procederam na análise de todas as ações de resgate, levantando prós e contras. O futuro protocolo deve conter os fluxos necessários para o correto e rápido atendimento as vítimas. Como Santa Maria é um pólo de saúde, uma das sugestões é que em todos estes pólos fosse criado um Centro de Regulamentação e armazenamento de equipamentos, onde também seria criado um banco de dados com os nomes e telefones de todos os representantes e coordenadores da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Base Aérea, Brigada Militar, equipes de resgate e socorristas, equipes médicas e de enfermagem, por exemplo. Onde estas pessoas poderiam ser prontamente e siimultaneamente acionadas em caso de necessidade. Todas as sugestões foram listadas e serão levadas para Brasília pela Coordenadora de Saúde da Força Nacional do SUS, enfermeira Conceição Mendonça.
As agendas forama acompanhadas pela Fiscal do Coren-RS, enfermeira Amália Machry.

Texto: Fernanda Barth
Fotos: Luísa Souza

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS