Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/02/2013
Parto normal humanizado em destaque na 8ª Reunião da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen
Reunião foi na sede do Coren-RS

 A 8ª Reunião da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen debateu nesta manhã (01/02) as questões relativas ao fortalecimento da Rede Cegonha, ao incentivo ao parto normal humanizado e na análise do modelo assistencial dominante nas instituições de saúde, que acaba tornando o Brasil um país recordista mundial em cesarianas e que precisa ser remodelado. Na reunião estiveram presentes representantes da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, da Câmara Técnica de Saúde da Mulher, da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica, regional e nacional, do Coren-RS além das Responsáveis Técnicas de maternidades e Centros de Parto Normal.

O representante do Ministério da Saúde, o médico obstetra Dr. João Batista Marinho de Castro, expôs que o governo federal está em campanha de incentivo e valorização do parto normal humanizado e que irá investir R$ 9,4 bilhões, até 2014, para aperfeiçoar a Rede Cegonha. A Rede é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência que visa garantir assistência integral para a mãe, desde o planejamento familiar, passando por todos os períodos da gravidez, até os dois primeiros anos de vida da criança.


A Conselheira Federal Dra. Fátima Sampaio (Câmara de Saúde da Mulher do Cofen) destacou que o Conselho Federal está apoiando os Conselhos Regionais no fortalecimento dos projetos de Câmaras Técnicas e outras ações de apoio institucional em favor das enfermeiras obstetras e que na área de formação das enfermeiras o Cofen apoiará com dados técnicos e organização de políticas educacionais. A Conselheira Dra. Fátima Sampaio citou a importância de que as enfermeiras Responsáveis Técnicas divulguem entre os Enfermeiros Obstétricos a Resolução do Cofen nº 439/2012, que criou o Cadastro Nacional de Especialistas em Enfermagem Obstétrica e isenta os profissionais de taxa de registro nos Conselhos Regionais como especialistas, incentivando que estes se registrem. Uma vez registrados o Conselho poderá mapear onde estão estes especialistas, dar suporte a eles, verificar onde existe demanda e criar políticas de atenção à Saúde Obstétrica. A Conselheira concluiu dizendo que o Rio Grande do Sul é um dos estados que tem mais enfermeiros registrados.

A Conselheira Dra. Ana Rita Rossato, Coordenadora da Câmara Técnica de Saúde e Atenção Básica do Coren-RS, destacou que é importante fortalecer a atuação dos professores enfermeiros na cena obstétrica e que o Conselho Regional atuará fortemente para isto. A Conselheira contou que a Comissão que tratará da Saúde da Mulher foi aprovada por unanimidade ontem (31/01) na reunião de plenária do Coren-RS e que é muito reconfortante ver que está nascendo um grupo técnico permanente para tratar da saúde da mulher, neste momento tão importante de sua vida, que é o parto. O representante nacional da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) e Coordenador do Grupo de Trabalho de Saúde da Mulher do Cofen, Valdecyr Alves, explicou que hoje a enfermagem está na linha de frente no cenário obstétrico mas que ainda está muito desamparada e que estas ações debatidas na reunião irão contribuir imensamente com a atuação dos nossos profissionais.

O enfermeiro Ricardo Rivero, Presidente do Coren-RS, sugeriu que as próximas reuniões da Comissão sejam realizadas dentro dos hospitais, para integrar os profissionais. Também sugeriu que seja construída uma aproximação com o Conselho de Medicina, para que possam trabalhar as equipes obstétricas de forma multidisciplinar e horizontalizada, respeitando as competências de cada profissional.  

Na seqüência da reunião a enfermeira Kleide Ventura (Cofen, Abenfo e UFMG) apresentou um vídeo sobre o parto normal e humanizado, com depoimentos de profissionais da medicina e da enfermagem além de gestores de saúde. O destaque do documentário foi o trabalho que é desenvolvido pela equipe do Hospital Sofia Feldman, em Minas Gerais, tido como um exemplo no parto normal humanizado, onde as equipes são multidisciplinares, horizontalizadas e contam com todo apoio da gestão. Ventura destacou que o modelo assistencial em voga no país deve ser modificado, reinventado. Que a necessidade é que exista trabalho colaborativo que respeite a autonomia de cada profissional. Que as maternidades privadas precisam incorporar a enfermeira obstetra em suas equipes e que para isto o apoio dos gestores é essencial neste processo.

Também participaram da reunião as enfermeiras Vera Cristina Bonazzi (Cofen, Abenfo e HSF); Leila Regina (Abenfo-RS); Laura de Oliveira (Abenfo-RS); Flávia Beatriz Hentschel (Professora e Coordenadora das Câmaras Técnicas Coren-RS); Mirian Ianuch (Coordenadora Administrativo do Coren-RS a Conselheira enfermeira Fabiana Rosa; o Conselheiro tesoureiro Fabrício dos Santos; o Conselheiro Federal Sebastião Duarte.

A 8ª Reunião da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen está sendo realizada em Porto Alegre, na sede do Coren-RS, dos dias 30 e 31 de janeiro a 1º de fevereiro. O objetivo da reunião é tratar de extensa pauta que envolve o apoio à atuação das enfermeiras obstétricas na perspectiva da Rede Cegonha e a discussão de estratégias para o levantamento do quantitativo de enfermeiras obstétricas atuantes no Rio Grande do Sul, bem como a discussão sobre a criação da Câmara Técnica da Saúde da Mulher do Coren-RS e o fortalecimento da autonomia das RTs e enfermeiras obstétricas da rede.

Para saber mais sobre a Rede Cegonha: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=37082

Para conhecer o trabalho realizado pelas equipes do Hospital Sofia Feldman: http://www.sofiafeldman.org.br/

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/06/2022
Técnico de Enfermagem William Duarte de Medeiros é o indicado do Coren-RS ao Prêmio Anna Nery


23/06/2022
Coren-RS apoia resolução do CES/RS que repudia retrocessos na política de assistência a gestantes


22/06/2022
Cofen abre consulta pública sobre procedimento de sutura


22/06/2022
Cofen firma acordo de cooperação técnica com a Alemanha


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS