Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/02/2013
Conheça seu Conselheiro – perfil Abelardo Gomes



O conselheiro Abelardo Gomes, de 53 anos, apostou no dinamismo como pilar de sua carreira profissional. Formou-se no curso Técnico de Enfermagem e também no curso de Graduação de Enfermagem (Feevale). Atualmente está concluindo a pós-graduação em Urgência e Emergência. Sua primeira atuação na área da saúde foi, em 2005, no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Canoas, na região metropolitana. Depois atuou como enfermeiro no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cachoeirinha, Canoas e Sapucaia do Sul, onde exerce a função até hoje. Quer saber mais sobre o conselheiro? Leia o perfil a seguir.

- O que fez com que você escolhesse pela Enfermagem?
Em 2003, fundei o Grupo de Resgate ao Trauma (GRT), uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que está ativa até hoje. O objetivo do grupo é atuar voluntariamente prestando socorro às vítimas do trânsito e das estradas. Foi esse trabalho que suscitou minha vontade de ir adiante com a prestação de cuidados às pessoas, decidindo cursar Enfermagem.

- Quais os maiores desafios já enfrentados/a serem enfrentados?
A categoria da Enfermagem ainda tem muito para evoluir. Nosso espaço, tanto profissional quanto social, tem que ser mais reconhecido. Mas acredito que um dos maiores desafios é a qualificação e capacitação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares. Em função da falta de piso salarial e da jornada de trabalho não fixa, inúmeros profissionais emendam um trabalho no outro, sem restar tempo para se aplicarem teoricamente. Isto é um desafio enorme: lutar pela qualificação técnica da categoria, fomentar a pesquisa na Enfermagem e colaborar para o aperfeiçoamento de currículo.

- Qual a importância de trabalhar no Coren-RS?
Enquanto Conselho e órgão regulador, propiciamos oportunidades de extensão técnica à categoria, propondo mudanças na realidade da qual fazemos parte. Oportunidade de transformação e evolução na Enfermagem: isso, pra mim, é o ponto mais importante de ser conselheiro aqui.

- Além da satisfação profissional, que outros retornos a Enfermagem trouxe/traz para você?
Acho que bem pelo contrário. Não devemos pensar na Enfermagem principalmente como uma profissão. É a prática da esperança, do bem-estar. Se não pudermos, enquanto profissionais, salvar uma vida, pelo menos estaremos fazendo de tudo para levar conforto ao enfermo, diminuir sua angústia, sua dor. O ato do cuidar é uma extensão do ser humano e uma extensão de ser humano. A Enfermagem te dá, acima de tudo, um retorno espiritual, porque é uma missão de vida, um ato de amor.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS