Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/02/2013
Cidade do Canadá seleciona profissionais de Enfermagem brasileiros
Quebec, maior província do Canadá, quer contratar pelo menos 7,8 mil profissionais estrangeiros

A falta de mão de obra qualificada, tão discutida no Brasil recentemente, tem afetado também outros países. No caso da província do Québec, no Canadá, o deficit, de acordo com o Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais (MSSS), atingirá a área da Enfermagem. Vão faltar mais de 7,8 mil profissionais para atender a demanda local. A solução encontrada pelo governo é buscar trabalhadores em outros países, inclusive no Brasil.

A assessora em promoção do Escritório de Imigração do Québec, Perla Haro Ruiz, explica que a procura por profissionais na área de enfermagem se dá por causa das características da população. O governo busca aumentar o número de habitantes da província, que, apesar de ser a maior do Canadá, conta com apenas seis habitantes por quilômetro quadrado. Além disso, há a questão do envelhecimento da população. "Isso faz com que a demanda de serviços de saúde aumente e, ao mesmo tempo, as pessoas que estão se aposentando acabam liberando as vagas", relata a assessora.

"É preciso atrair mão de obra de outros países porque, no Québec, a necessidade da população por cuidados médicos aumentou. E esses profissionais também vão servir para apoiar a transformação da rede de saúde na província, que busca aproximar ao máximo o atendimento das pessoas, melhorando o tratamento de saúde na comunidade", acrescenta Madeleine Lauzier, diretora-conselheira da Ordem das Enfermeiras e Enfermeiros do Québec (OIIQ, na sigla em francês). Segundo ela, desde 2010, a ordem recebeu cerca de 400 profissionais estrangeiros e, no ano passado, quase 5% dos enfermeiros que atuavam na província eram diplomados no exterior.

Panorama nacional
No Brasil, o número de enfermeiros está próximo do que é considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 a cada 500 habitantes. De acordo com dados do Conselho Regional de Enfermagem (Cofen), há 0,89 profissional a cada 500 habitantes no país. Porém, a diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Dilma Teodoro, lembra que a rede pública de saúde promove seleções com frequência e, mesmo assim, a Secretaria de Saúde sempre tem carência de profissionais. Para ela, a experiência fora do país pode contribuir para o crescimento do trabalhador. "Quando o profissional sai para trabalhar encontrará uma realidade um pouco diferente e volta com um diferencial, no sentido de conhecer outras formas de conhecimento", reflete.

Requisitos
» Curso superior na área
» Domínio do francês
» Participar de estágio de integração remunerado, com duração de 30 a 40 dias
» De preferência ter até 35 anos

Visto
Os passos para obter o visto de trabalho permanente estão disponíveis no site www.imigrarparaquebec.ca. Para pesquisar as vagas disponíveis, acesse o site www.emploiquebec.net e digite na busca as palavras "infirmières" ou "infimiers".

Fonte: Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS