Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/03/2013
Coren-RS visita municípios do centro do Estado
Conselheiras estiveram reunidas com secretarias de saúde, hospitais e unidades básicas de saúde

Ao longo das últimas segunda (4) e terça-feira (5), as conselheiras do Coren-RS, Luci Machado e Carina da Costa, cumpriram um roteiro de visitas nos municíoios de Pantâno Grande, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul, na região central do estado.
Em Pantano Grande, a reunião contou com a presença da secretária municipal de saúde, Sônia Regina da Rosa, da enfermeira RT Salete Rabello, do enfermeiro Alexandre Barros e do prefeito, Cássio Nunes Soares. Na ocasião, foram visitadas as dependências do Pronto Atendimento da cidade. De acordo com os profissionais, há a necessidade de mais visitadas do Coren-RS à cidade e não apenas para fiscalizar a atuação na região, mas, principalmente, para realizar cursos e oficinas de qualificação técnica, de Ética da Enfermagem e projetos de aproximação com os inscritos.
Em Rio Pardo, as conselheiras participaram de dois encontros. Em um primeiro momento, na secretaria municipal de Saúde, com presença do técnico de Enfermagem Luiz Aroldo e das enfermeiras RTs Carmen Moraes,  Ana Rita Koch e Vera Silva. Visto que o Coren-RS engloba a câmara técnica de saúde coletiva, foi notificado que os profissionais da região buscam a qualificação e capacitação técnica especialmente nas áreas de classificação de risco, abordagem do parto humanizado e protocolo. Em um segundo momento, foi visitado o Hospital dos Passos, com presença da enfermeira RT Ecledira da Silveira Rosa, do enfermeiro Mauro Henrique Alegre Rodrigues e da técnica de Efermagem Adi Mara Correa. Durante o encontro, foi solicitado ao Conselho que levasse com maior frequência os programas de incentivo à qualificação técnica dos profissionais da Enfermagem, principalmente cursos de URN para obstetrícia, pedriatria, urgência e emergência e dependência química. Também foram visitados o Pronto Atendimento e a câmara técnica da SAMU na cidade, onde foi reavivado o trabalho de parceria entre a instituição e a câmara técnica de Urgência e Emergência do próprio Conselho, presidida pelo enfermeiro Abelardo Gomes, que também atua na SAMU de Canoas e Sapucaia do Sul.
Em Santa Cruz do Sul, o Conselho se reuniu no hospital Ana Neri e no hospital Santa Cruz, com presença do enfermeiro RT Fernando Wegenr, da enfermeira RT Fabiane Fengler e das enfermeiras Camila Ritta e Orilete Raminelli. Foi acordada a necessidade de regionalização dos projetos do Coren-RS, para que os mesmos cheguem até onde estão os inscritos que moram fora da sede, em Porto Alegre. Também foi solicitado que o Conselho siga com a fiscalização efetiva do exercício profissional no interior do estado. No Hospital Santa Cruz, ainda foi constatada uma instabilidade no ambiente de trabalho, devido à carga horária excessiva dos técnicos que Enfermagem, que não conseguem tirar suas folgas. De acordo com o enfermeiro RT da instituição, a categoria discute o dissídio do acordo e reivindica por uma parceria com o Instituto de Cardiologia e pela implementação de cursos de aperfeiçoamento técnico em ACLS. Já na Secretaria Municipal de Saúde da cidade, as conselheiras estiveram reunidas com a enfermeira RT Léa Vargas e com os enfermeiros e técnicos de Enfermagem do órgão. A ocasião serviu para tratar da promoção e atendimento da Enfermagem na região, discutindo maneiras e ferramentas para que a categoria seja mais valorizada perante a sociedade. O roteiro de visitas seguiu na SAMU e no Pronto Atendimento Pediátrico do município.

Em todos os momentos da viagem, as conselheiras Luci e Carina reiteraram às instituições visitadas que a atual gestão do Coren-RS atua de maneira transparente em prol da categoria, buscando sempre a aproximação com o inscrito. Aproveitou-se a ocasião para também divulgar os projetos Conselheiro na Estrada, Multiplica Coren-RS, a luta pela implementação da jornada de trabalho fixa de 30h, a oportunidade de parcelar o pagamento do REFIS e os diversos convênios firmados pelo Coren-RS.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS