Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

21/03/2013
Coren-RS participa da reunião da Frente Parlamentar das 30 Horas na Assembléia Legislativa


Nesta quarta-feira pela manhã (dia 20/03) aconteceu a primeira reunião da Frente Parlamentar das 30 Horas, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. A Conselheira Luci Malicovski foi representando o Coren-Rs no evento, em conjunto com a articuladora institucional Silze Ribeiro e a representante regional do Coren-RS em Canoas, enfermeira Tatiane Bernardes.
A reunião teve como objetivo traçar as ações da Frente para os próximos meses, organizar os grupos que irão para a mobilização nacional em Brasília dia 9 de abril e debater os últimos fatos relacionados com a PL 2295, como a conquista da municipalização das 30 horas em municípios como Santo Ângelo. A Conselheira Luci destacou que as 30 horas devem estar atreladas com a conquista por um piso salarial digno e dividou com todos a sua preocupação pela má remuneração no interior que é o verdadeiro motivo pela falta de profissionais. "Hoje temos instituições que pagam menos de R$ 600 reais por mês para os profissionais de enfermagem o que acaba por afastar os técnicos e auxiliares", conclui a Conselheira.
A Presidente da ABEn destacou que são 13 anos de luta pela regulamentação das 30 horas e que mais do que nunca precisamos estar unidos como categoria e nos mostrarmos capazes de mobilizar os colegas e sensibilizar a sociedade. O presidente do Sindisaúde, Gilmar França, comunicou que os dois ônibus que o sindicato colocou a disposição dos profissionais para ir à Brasília já lotaram e que o Sindicato e a Federação vão colocar mais um ônibus a disposição. Além disto, França destacou que é preciso regionalizar os eventos das 30 horas para que mais profissionais possam participar e que mais do que nunca, por estarmos em um ano pré-eleitoral, devemos pressionar os políticos e conclamou os presentes a votarem em candidatos comprometidos com a categoria e suas demandas.
A enfermeira Tatiane Bernardes comentou que Canoas continua mobilizada pelas 30 horas sim e que a luta agora é para que a municipalização que já foi aprovada seja implantada não só para os celetistas, mas para todos os profissionais da enfermagem que trabalham no município, inclusive dos funcionários contratados por empresas terceirizadas.
Na ocasião compareceram mais de 50 representantes da categoria, enfermeiros, técnicos e auxiliares dos mais diversos municípios do Estado, além da presidente da ABEn-RS, Teresinha Valduga e do presidente do Sindisaúde-RS, Gilmar França. 
Os participantes saíram da reunião com esperanças de que as 30 horas podem avançar no Estado do Rio Grande do Sul, visto que o presidente da Frente Parlamentar é o deputado Valdeci Oliveira, do mesmo partido do governador e que hoje a base aliada conta com a maioria dos deputados na Assembléia Legislativa. A conquista das 30 horas no Estado seria uma potente sinalização para o governo federal.
Foi acordado que dia 17 de abril haverá uma audiência pública das 30 horas em Alegrete e que dia 24 de abril será a próxima reunião da Frente Parlamentar na AL.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS