Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/03/2013
SUS terá teste rápido para detectar tuberculose
Ministério da Saúde vai investir R$ 12,6 milhões na iniciativa

BRASÍLIA (AE e ABr) - O governo vai disponibilizar na rede pública um novo teste para detecção de tuberculose, que teve o Dia Mundial de Combate à doença lembrado ontem. O resultado do teste sai em até 90 minutos. Até o fim deste ano, o exame poderá ser feito em 30 municípios, que concentram 60% dos casos da doença registrados em todo o País. Para isso, o Ministério da Saúde vai investir R$ 12,6 milhões. A vantagem do teste é a rapidez e a sensibilidade dos resultados.

No exame tradicional, o resultado leva 60 dias para confirmar a doença e, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a cada dez testes negativos, três são falsos negativos. "Isso era um problema, pois o estado de saúde se agravava e a pessoa seguia transmitindo a doença. O novo teste praticamente zera os falsos negativos", garantiu.

O Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose no ano passo, o que significa uma taxa de incidência de 36,1 a cada 100 mil habitantes. Para ser considerado um país de baixa incidência, é preciso ter taxa inferior a 30 por 100 mil pessoas. A doença atinge principalmente indígenas, moradores de rua, presidiários e pessoas com HIV em grandes cidades. A maioria das vítimas é homem, com faixa etária de 25 a 35 anos. É preciso pelo menos seis meses de medicação para a cura da doença. O principal sintoma é a tosse por mais de três semanas.

Ontem, durante a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Instituto Clemente Ferreira, no centro da capital paulista, ofereceu exames gratuitos para detecção da doença, além de testes de sífilis e HIV. A iniciativa é uma parceria entre o instituto, que é referência no tratamento de tuberculose e o Centro de Referência e Treinamento em DST/aids. Os testes múltiplos foram feitos por causa da relação entre as doenças. Cerca de 12% dos pacientes infectados com HIV também têm tuberculose. "A pessoa infectada com HIV tem a imunidade baixa, então o bacilo de Koch (bactéria causadora da tuberculose) vai infectar facilmente essa pessoa", disse o coordenador da campanha, Adalberto Antunes.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS