Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

05/04/2013
Prevenção contra a osteoporose



Alimentação saudável rica em cálcio, exposição ao sol e prática de atividade física são importantes para evitar a doença É fundamental o consumo adequado de fontes de cálcio, principal mineral a atuar na formação óssea Cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras de osteoporose no Brasil. No entanto, somente uma a cada três pessoas é diagnosticada. A doença muitas vezes só é descoberta depois de uma queda com fratura, e a população idosa é quem mais sofre com a osteoporose que, muitas vezes, se mantém silenciosa.

A prevenção deve ser iniciada ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível. Três fatores são necessários para alcançar essa prevenção: alimentação saudável rica em cálcio, a exposição ao sol por 15 minutos antes das 10 horas sem protetor solar e após as 16 horas e a prática de atividade física.

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos e dessa forma a pessoa corre mais risco de fraturas. No geral, a osteoporose atinge mais as mulheres após a menopausa. A prevenção é importante para que a pessoa tenha qualidade de vida.

A nutricionista Nadia Amore, da Coordenação de Assistência Integral à Saúde do Servidor (CAS), explica que para a prevenção é importante o consumo adequado de fontes de cálcio, pois ele é o principal mineral a atuar na formação óssea. "Este nutriente está presente no leite e seus derivados (queijos, iogurtes), peixes e hortaliças de folhas verdes escuras (como brócolis, couve, agrião entre outros)", diz. Segundo ela, o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda o consumo diário de três porções de alimentos fontes de cálcio ao dia.

Para Nádia, também é importante um consumo adequado de vitamina D, que auxilia na fixação do cálcio no organismo. A maior fonte de vitamina D é obtida a partir da exposição diária à luz solar, porém pode ser obtida em alimentos como gema de ovo, manteiga, peixes. "A melhor forma de prevenção da osteoporose é uma dieta variada e balanceada desde a infância, para que se garanta uma quantidade adequada de ingestão de cálcio e a boa formação do tecido ósseo", afirma Nádia.

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres e homens, ao entrarem na menopausa e andropausa, ou quando atingirem idade acima de 60 anos, procurem uma unidade de saúde para avaliação médica. Nos casos indicados, podem ser realizado o exame de densitometria óssea, capaz de detectar o desgaste dos ossos, a osteopenia fase inicial da osteoporose e até a própria osteoporose.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


26/03/2024
Desafios éticos, econômicos e tecnológicos enfrentados pela Enfermagem global são tema do 26º CBCENF


25/03/2024
Enfermeiras representantes do Nursepro participam do South Summit Brasil 2024


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS