Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/04/2013
Multiplica Coren-RS levou qualificação e atualização profissional à Torres
Evento contou com simulação de acidente e APH na Praia da Guarita

Nesta sexta-feira, dia 05 de abril, o município de Torres recebeu o Multiplica Coren-RS, no Campus da Ulbra (Rua Universitária, 1900), no bairro Parque do Balonismo. Das 8h às 17h, os inscritos puderam participar de oficinas e workshops sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Curativos e Eletrocardiograma (ECG), além de realizar um simulado de acidente com Atendimento Pré Hospitalar na Praia da Guarita.
Com um auditório lotado com 300 pessoas, entre profissionais da região do Litoral Norte, acadêmicos e estudantes o Multiplica teve um saldo muito positivo. Segundo a enfermeira Ana Letícia a ocasião foi especial e oportuna: "aqui no litoral, temos uma grande demanda para APH por causa da época do veraneio, onde o movimento triplica no município, bem como as ocorrências. A iniciativa do Coren de trazer este tipo de evento para nossa região foi muito relevante, para mim e para meus colegas de profissão".
O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, destacou em seu discurso de abertura que "valorizar a enfermagem é valorizar a saúde" e "buscar mais qualidade nos serviços de saúde prestados para a população passa também pela melhoria de qualidade de vida do profissional de enfermagem". O enfermeiro Ricardo contou aos participantes que o Coren-RS está trabalhando pela humanização do cuidado, que tem que ser resgatada dentro da rotina mecanizada que muitas instituições de saúde tentam impôr aos profissionais. "O cuidado para nós é vocação, é missão, mas temos tido dificuldade em exercer na totalidade o que prometemos no juramento de formatura, no nosso código de ética, pois as condições adversas tendem a se impor de forma cruel. Como Conselho estamos atentos e atuantes no sentido de melhorar estas condições, mas ainda temos muito trabalho pela frente", concluiu Rivero.
Durante a tarde os 300 participantes se dividiram em três grupos e foram para a Praia da Guarita para uma simulação de acidente com rappel no paredão do morro, resgate do corpo de bombeiros e atendimento pré hospitalar por parte das equipes da SAMU. Os alunos puderam treinar na prática com a supervisão dos profissionais da SAMU.
Na abertura oficial do evento compuseram a mesa o presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, a Secretária Municipal de Saúde de Torres, Karla Matos, a representante da Reitoria professora e Coordenadora de Ensino Débora Thomas  e a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Ulbra, enfermeira Célia Scapim Duarte. Os palestrantes envolvidos no Projeto foram o enfermeiro Abelardo Gomes (APH / Conselheiro do Coren-RS); a enfermeira Anaeli Brandelli (Curativos), enfermeiro Gustavo Corrêa (APH), Enfermeiro Luiz Antônio Lencina (Eletrocardiograma) e enfermeira Magda Doom (Coordenadora da SAMU no RS). Colaboraram com o evento o Corpo de Bombeiros de Torres, a Brigada Militar e a SAMU. A realização do Multiplica Coren-RS contou com o apoio da ULBRA e da Prefeitura de Torres, através de sua Secretaria Municipal de Saúde.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS