Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/05/2013
Noite de homenagens abre a Semana da Enfermagem do Coren-RS
Evento foi realizado na noite desta sexta-feira em Porto Alegre

A Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira (10). O objetivo do evento foi prestar homenagens aos trabalhadores que se destacaram em prol da enfermagem gaúcha no último ano, bem como lançar o selo e o carimbo desenvolvido em conjunto com os Correios em comemoração à semana. Estiveram presentes no evento os deputados federais Beto Albuquerque, José Stédile e Renato Molling; os deputados estaduais Catarina Paladini e Adilson Troca, o Secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni, o Secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal do Trabalho, Marcelo Chiodo, os presidentes da Federação Nacional dos Enfermeiros, do Sindisaúde RS, da ABEn-RS e da Abenfo-RS, respectivamente Solange Caetano, Gilmar França, Terezinha Valduga e Virginia Moretto. O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero e toda a plenária tiveram a presença de colaboradores do Conselho e demais representantes da enfermagem gaúcha de todo o Estado. Mais de quinhentas pessoas participaram do evento realizado no Clube Farrapos, em Porto Alegre. O tema central da campanha, a valorização da enfermagem, foi o enfoque da noite. 

No primeiro momento foi realizado o lançamento do livro "Resenhas do Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (1979-1999) - Memória da Profissão", com a presença de um de seus autores, o enfermeiro Joel Rolim Mancia. Na sequência, foi realizado o lançamento do selo e carimbo desenvolvidos junto aos Correios em comemoração ao mês da Enfermagem. O carimbo é uma peça filatélica com tempo determinado de utilização, que visa divulgar e perpetuar este momento relevante. Ele será utilizado na Agência Moinhos de Vento, em Porto Alegre, durante o período da Semana da Enfermagem, sendo posteriormente encaminhado à Central de Vendas à Distância da ECT, onde ficará à disposição da marcofilia em geral e, após, será enviado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios. Já o Selo Personalizado é um produto filatélico composto por um Selo Base focalizando um motivo temático do universo sociocultural, neste caso a lâmpada da Enfermagem, com valor facial vinculado à tarifa postal. A obliteração foi realizada pelo presidente do Coren-RS em conjunto com as presidente da ABEn-RS, da Abenfo e da FNE, na presença dos representantes dos Correios Lisiane Trindade e Eduardo Toniolo. Conselheiros e demais representantes de entidades assinaram o livro de registro dos Correios. 

O primeiro presidente a se pronunciar no evento foi Gilmar França, representante do Sindisaúde. Ao saudar os profissionais presentes citou a importância de valorização da categoria e reforçou o pedido de união para a busca dos objetivos comuns dos trabalhadores. O mesmo pedido de união foi feito ainda pelas presidentes Terezinha Valduga, Virginia Moretto e Solange Caetano, que também aproveitou a presença dos deputados para salientar seu sonho de ver aprovada a aplicação das 30 horas semanais para a categoria.

O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, salientou a importância de se valorizar e de estar próximo à categoria não só em maio, mas durante todo o ano. Ele lembrou a presença de representantes da enfermagem em cargos de alto nível no poder executivo e acadêmico: "hoje a sociedade conta com profissionais de enfermagem prefeitos, secretários de saúde, mestres, doutores. Fomos além do leito de nossos pacientes. Hoje cuidamos não só individualmente, como também contribuímos ativamente para cuidar da sociedade como um todo", destacou.

No total 43 pessoas foram homenageadas, recebendo cada uma a placa comemorativa em agradecimento aos serviços prestados à enfermagem durante suas carreiras. Ao final do evento foi servido jantar de integração aos participantes, que também tiveram a oportunidade de receber um exemplar do livro Memórias da Profissão, lançado na mesma noite.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

26/04/2024
Conselheiras e conselheiros federais são diplomados e iniciam gestão do Cofen


26/04/2024
Representantes da sociedade civil debatem doação de órgãos em live do projeto Cultura Doadora


24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS