Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/06/2013
Coren-RS realiza visitas institucionais em cinco municípios na Região Central do Estado


A equipe do Coren-RS prossegue a descentralização do Conselho levando informações sobre projetos e ações e aproximando os inscritos. No dia 27 e 28 de junho foram visitados cinco municípios: Jaguari, São Pedro do Sul, Mata, São Francisco de Assis e São Vicente do Sul, onde acontece o Qualifica São Vicente do Sul no dia 29 de junho, sábado, na sede da IFSUL (Instituto Federal Farroupilha). Em todos os municípios as visitas foram realizadas nas Secretarias Municipais de Saúde, nos Hospitais, na Samu e nas demais instituições de saúde e ensino.

Em São Pedro do Sul a equipe se reuniu com o Secretário Jaime Rosalino, com a enfermeira Mara Bevilacqua e com a auxiliar Neila Bartsch, na sede da SMS onde funciona a ESF do município. No Hospital Municipal Getuinar D´Avila Nascimento, as enfermeiras Joanita Donaduzzi e Beatriz Essi, as técnicas Glarizete Girardon, Ivoni Militz e a auxiliar Dilma Silva apresentaram suas demandas ao Conselho e destacaram a questão da dificuldade em se ter qualificações no interior, valorizando a oportunidade de poder participar do Qualifica são Vicente. No município temos profissionais fazendo até 44 horas semanais.

No município de Mata, a Secretária Patricia Dutra divide a equipe entre o atendimento na zona rural e na cidade. Lá as profissionais estão lutando pelas 30 horas e por um piso digno, aliando-se a luta nacional. As enfermeiras Mirela Menezes, Renata Toscani e Josie Seidel terão o Conselho ao seu lado para todas as questões que envolvam a melhoria de condições de segurança do profissional e do paciente, bem como a melhoria das condições de trabalho e o respeito a categoria. No Hospital de Caridade a equipe do Coren encontrou a enfermeira Vanuza Mossate, que é vereadora e presidente da Câmara de Vereadores. Ela e a Auxiliar de Enfermagem Eli Catarina, enfrentam duras condições de trabalho e não recebem salários a dois meses. A veredaora disse que esta desenvolvendo um projeto para transformar o Hospital de Caridade em um Hospital de Pequeno Porte (HPP) e garantir o atendimento à população, visto que o hospital é o único do município e está em grandes dificuldades financeiras. A equipe do Coren-RS lembrou as inscritas que levará todas estas questões ao conhecimento dos gestores do Conselho.
Em Juaguari, foi visitado o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, onde a equipe esteve com as enfermeiras Suelen Flores, Tarzi Quincozes, Clarissa Sagrillo e os profissionais da Samu os técnicos Rudinei Correa e Natan da Silva e o condutor Robson Brum. Na Secretaria de Saúde a equipe esteve com as enfermeiras Jocilei Rodrigues e Adriana Carvalho e as técnicas Rosane Denardi, Liane Olternann e Marcieli Pinheiro, distribuindo o livreto do Código de Ética, divulgando as ações e novos projetos do Conselho e registrando as demandas e os relatos de rotina da equipe. O Coren-RS também esteve com a enfermeira e vereadora Cátia Siqueira que é presidente da Câmara dos Vereadores e uma batalhadora das 30 horas e do piso. O Coren-RS manifestou seu apoio irrestrito a causa.
Em São Francisco de Assis, no Hospital Santo Antônio,  as enfermeiras Jovania Gripa e Andriele Parise receberam a equipe do Conselho junto com as técnicas Liliane Muller, Jainih de Lima, Roseane Cananéa e a auxiliar Cleusa Ribeiro. Também foi visitada a Secretaria da Saúde onde funciona a UBS Central. Lá a conversa foi com a enfermeira Juliane de David e com o técnico Tiago Venturini.
Em quase todos estes municípios a equipe de enfermagem está com uma carga muito grande de trabalho mas não deixa de fazer o cuidado humanizado que tem como missão. A equipe do Coren-RS percebeu a dificuldade que elas enfrentam e, mesmo assim, o carinho que dedicam a sua profissão. Todas as equipes desejam maior valorização por parte dos gestores e um entendimento maior do que representa a enfermagem, que é o grande pilar da saúde neste país. Em algumas instituições os gestores já estão trabalhando para cumprir as exigências do Coren-RS após terem recebido visitas de fiscalização. Os profissionais ressaltaram a importância de receberem a visita institucional do Conselho, pois isto sinaliza aos gestores que os profissionais da enfermagem não estão sozinhos, que tem uma autarquia que os representa e que trabalha por eles.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS