Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

26/07/2013
Qualifica Osório reune 250 participantes do Litoral Norte
Evento foi no auditório da Facos neste sexta-feira

Mais de 250 profissionais da enfermagem da região Litoral Norte se reuniram no auditório da Facos, Faculdade Cenecista de Osório, para assistir as palestras sobre Legislação e Ética, Curativos, Insulinoterapia e Parada Cardio Respiratória do Qualifica Coren-RS. Compareceram profissionais de Glorinha, Maquiné, Tramandaí, Capão da Canoa e Santo Antônio da Patrulha.
O evento teve a mesa oficial de abertura composta pelo prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, pelo Secretário de Saúde, Emerson Magni, pelo Presidente do Sindisaúde-RS, Gilmar França e pelo presidente do Coren-RS, enfermeiro Riacrdo Rivero. O representante do Sindisaúde externou sua preocupação com o fato da remuneração baixa dos profissionais da categoria, relatando que ninguém gosta de ter duplo ou triplo vínculo, que as pessoas se submetem a isto porque são muito mal remuneradas. E que é preciso que se avalie as profissões como a dos trabalhadores de saúde de uma outra forma, valorizando-os financeiramente pelo retorno que eles trazem em serviços essenciais para a população. "É preciso que os gestores de saúde percebam que saúde é investimento e não gasto" concluiu França." O Secretário de Saúde mostrou que sabe que a enfermagem é a principal aliada do modelo de saúde baseada na prevenção e não centrada no modelo médico-hospitalar. “Não se faz saúde sem a enfermagem. Principalmente”, brincou Emerson Magni. O prefeito Eduardo Abrahão declarou que estava muito satisfeito em receber um evento de qualificação da área da saúde porque a qualificação é uma das prioridades de seu governo.
O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, que deu a palestra de abertura sobre Ética e Legislação Profissional, começou sua apresentação explicando que a função central do Conselho é a fiscalização e a regulamentação profissional e que em mais de 20 mil horas de fiscalização exercida em pouco mais de uma ano de gestão mostraram que 99% dos erros cometidos pela enfermagem são fruto de um sistema doente, fragilizado pela falta de recursos humanos, remuneração digna e investimentos. “ Somos o último estágio, a última barreira entre o sistema de saúde e o usuário. Sabermos os nossos direitos, deveres e proibições é o que vai fazer a categoria se unir e ter uma postura diferente frente aos gestores de saúde de nosso país, concluiu Rivero.”
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Osório, da SMS e da Faculdade Cenecista.

O projeto

O Qualifica Coren-RS é um projeto desenvolvido com o objetivo principal de promover a qualificação e extensão/aprimoramento do ensino para a categoria da Enfermagem gaúcha, através da realização de palestras, workshops e oficinas. As aulas são gratuitas e a programação é atualizada semanalmente através do Portal de Eventos do Coren-RS.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

29/05/2024
SOS Chuvas: mais de 2,5 mil profissionais de Enfermagem estão desalojados ou desabrigados


28/05/2024
SOS Chuvas: se você teve contato com a água da enchente, fique atento a sintomas da leptospirose e outras doenças


28/05/2024
Abertas as inscrições para o 26º CBCENF


28/05/2024
SOS Chuvas: alerta sobre riscos e prevenção de síndromes respiratórias em abrigos no RS


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS