Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

05/08/2013
Ministério da Saúde lança campanha de aleitamento materno


O Ministério da Saúde lançou oficialmente, na última quinta-feira, dia 1º, a Campanha da Amamentação. Realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), este ano a campanha traz o slogan “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”. O lançamento faz parte das ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece do dia 1º a 07 de agosto em 150 paises.
A ação pretende destacar a importância da capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil e garantir o aleitamento até os 2 anos. Ela tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e a esposa, Roberta Rodrigues, pais de gêmeos. Serão enviados cerca de 200 mil cartazes para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), para serem afixados nos serviços de saúde que atendem mulheres e crianças em todo o Brasil, além de 1,7 milhão folders que serão distribuídos nos estados. 

De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde, de 2009, 41% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67% mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e a amamentação complementar até os 2 anos. A amamentação exclusiva é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Além disso, é um dos fatores que reduzem o risco de obesidade e pressão alta na fase adulta.

Entre as estratégias do governo brasileiro para incentivar a amamentação estão ações na Rede Cegonha e nos bancos de leite. O Ministério da Saúde certifica hospitais na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, cujo objetivo é cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Recentemente, foi criado o programa Cuidado Amigo da Mãe. Hoje, o Brasil possui 315 hospitais credenciados espalhados por todos os estados. A duração média do Aleitamento Materno Exclusivo em crianças que nasceram em Hospital Amigo da Criança é de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que nasceram em unidades não habilitadas.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

30/01/2023
Governo federal promete minuta de Medida Provisória do Piso até quinta, 02


30/01/2023
Primeiro edital do programa de especialização Pós Tec Enfermagem é lançado


30/01/2023
Coren-RS participa de reunião de alinhamento da vice-presidência de equidade racial e de gênero do Fórum-RS


27/01/2023
Manifesto pelas vítimas da Covid19 é entregue a representante do Ministério da Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS