Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

08/08/2013
Enfermagem é o curso da área de saúde com mais vagas no Sisutec
As vagas de enfermagem são oferecidas em 203 cursos, segundo o levantamento do ministério

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) vai oferecer 14,2 mil vagas em cursos técnicos de enfermagem por todo o Brasil, segundo levantamento divulgado na tarde desta quarta-feira (7) pelo Ministério da Educação. Entre todos os cursos na área da saúde, enfermagem é o que mais tem vagas na primeira edição do Sisutec, com início das aulas neste semestre. O MEC não informou quais são os cursos que oferecem mais vagas nas outras áreas do conhecimento.

Até a noite de terça-feira (6), mais de 100 mil pessoas já estavam inscritas no sistema, que neste semestre vai oferecer 239.793 vagas em 117 cursos de 586 instituições de ensino.

As vagas de enfermagem são oferecidas em 203 cursos, segundo o levantamento do ministério. Na área da saúde, os candidatos podem optar ainda por cursos de formação em análises clínicas, farmácia, citopatologia, órteses e próteses, radiologia, nutrição e dietética, prótese dentária, hemoterapia, reabilitação de dependentes químicos, cuidados de idosos, entre outros.

As inscrições terminam às 23h50 da próxima segunda-feira (12) e cada candidato pode fazer duas opções de cursos. Para a seleção, o MEC usará a nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Quem cursou o ensino médio completo em escola pública (ou em escola particular com bolsa integral) terá prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas.

O resultado da primeira das duas chamadas será divulgado no próximo dia 14 de agosto. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20. O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para o ensino superior.

Cotas raciais e sociais
A seleção para cursos técnicos adotará cotas de acordo com raça, renda familiar e rede frequentada no ensino médio. De acordo com o MEC, 85% de todas as vagas oferecidas na próxima edição do Sisutec serão reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral.

Além disso, 50% de todas as vagas oferecidas nas instituições federais de ensino também serão reservadas. Nesse caso, poderão concorrer a essa cota os estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio que estudaram na rede pública ou foram bolsistas integrais na rede particular.

As cotas raciais do Sisutec estão atreladas à rede de ensino onde o candidato terminou o ensino médio, segundo o edital. Nas instituições federais, nas vagas destinadas a negros, pardos e indígenas, será reservado um percentual correspondente à porcentagem da população preta, parda e indígena no Unidade Federativa do município onde a vaga é oferecida, segundo o Censo mais recente. Por exemplo, em um município onde há 100 pessoas, e cinco são negras, pardas ou indígenas, caso haja 20 vagas para um determinado curso, quatro delas serão destinadas às cotas.

Haverá dois tipos de cotas raciais: uma é específica para estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral na rede particular, desde que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A outra exige que os estudantes interessados na cota racial tenham cursado a rede pública ou tenham tido bolsa integral na rede privada, mas não atrela a participação à renda familiar.

As demais vagas que não se encaixarem nas quatro categorias de cotas serão de ampla concorrência.

Fonte: Portal G1

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS