Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/08/2013
Nove municípios presentes no Qualifica Camaquã
Evento reuniu mais de cem profissionais mesmo com chuva e frio na manhã de sábado

Neste sábado, dia 10 de agosto, mais de cem pessoas lotaram o Auditório Maria Lúcia Sostruski no município de Camaquã, na região Sul, para participarem do projeto Qualifica Coren-RS. Profissionais de enfermagem da nove municípios da região receberam palestras gratuitas sobre Ética e Legislação, seguida por Excelência no Atendimento ao Público, Técnicas de Curativos com o palestrante Marco Rogério da Silva e, por fim, Urgência e Emergência Intrahospitalar e APH. Participaram enfermeiros, técnicos e auxiliares de Arambaré, Amaral Ferrador, Cerro Grande do Sul, Camaquã, Tapes, Cristal, Chuvisca, Piratini e Sertão Santana.
O presidente do Coren-RS em sua palestra sobre Legislação e Ética na Enfermagem começou questionando os participantes sobre os motivos que levam ao erro, lembrando que muitas vezes os profissionais atuam fora do que determina a legislação e o código de ética, assumindo papéis e funções que não são da enfermagem. O gestor lembrou em sua palestra que os auxiliares e técnicos de enfermagem não podem fazer auxílio cirúrgico, que isto é exercício ilegal de profissão e que se o profissional estiver sendo coagido a fazê-lo, deve informar ao Conselho. Outro ponto importante foi que quando ocorre um erro da enfermagem geralmente este erro é a ponta de um sistema falho e utilizou como exemplo as embalagens de alguns medicamentos e produtos que são quase idênticas, favorecendo a troca por quem já está sobrecarregado após horas de trabalho. Por último destacou que o cálculo do dimensionamento é de responsabilidade do responsável técnico. Depois é função do Conselho notificar se a gestão não cumprir a determinação do RT. "Estamos na linha de frente de quase todos os programas do Ministério da Saúde. Programas que garantem mais recursos para os municípios. Então é preciso que a gente se una como categoria e se posicione frente aos gestores da saúde, buscando a valorização que merecemos", concluiu Ricardo Rivero.
O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Camaquã e foi organizado por uma comissão composta pelo Coren-RS, pelo Hospital Nossa Senhora Aparecida, com a enfermeira Bárbara da Gama e o enfermeiro responsável técnico do Klaus Stigger, pela SAMU, através das enfermeiras Inês Steger e Camile Matos e pela Secretaria Municipal de Saúde, com a enfermeira Danieli Hein e a responsável técnica enfermeira Carla Poschi.

Texto e fotos: Fernanda Barth

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS