Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

15/08/2013
Presidente da Câmara de Vereadores da capital recebe o Coren-RS
Encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira, na Câmara

O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, participou na manhã de hoje (15) de reunião com o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, dr. Thiago Duarte, acompanhado pela procuradora geral e pela assessora institucional do Conselho, respectivamente dra. Letícia Voltz e Silze Ribeiro. O objetivo do encontro foi a busca de entendimento com a casa legislativa sobre um Processo Administrativo de 2011, que trata sobre a necessidade de contratação de um profissional Enfermeiro para chefiar os serviços de Enfermagem no Ambulatório da Câmara de Porto Alegre. 

Na ocasião, o presidente do Coren-RS entregou ao vereador uma cópia do processo para que o mesmo possa ser analisado em sessão especial da Câmara. Segundo Ricardo Rivero, "é fundamental que a nova gestão da casa providencie a contratação do profissional, pois os serviços dos técnicos de Enfermagem precisam, por força de lei, ser chefiados especificamente por Enfermeiros". Dr. Thiago recebeu a demanda e também destacou a importância de cumprimento das resoluções específicas da área.

Durante o encontro, o presidente da Câmara tratou também sobre a carência de profissionais na saúde municipal e a dificuldade encontrada pelas atuais equipes de Enfermagem em Porto Alegre. Segundo ele, é necessário que o município providencie a contratação de técnicos concursados para diminuir a falta de pessoal no atendimento. "Temos um hospital da cidade com UTI pediátrica operando com apenas metade dos leitos, por falta de técnicos de Enfermagem. esta situação é inadmissível", destacou. O presidente do Coren acolheu o pedido de análise e convidou o vereador para acompanhar uma visita fiscalizatória na instituição, na busca de soluções para os problemas que possam ser detectados. 

Dr. Thiago aproveitou a reunião para apresentar o projeto que visa disciplinar as internações compulsórias de pacientes na saúde mental, questão que envolve a ordem judicial de tratamento de dependentes de drogas. Segundo o presidente, a lei atual que garante a internação não define critérios para acompanhamento dos internados durante todo o processo em que recebe tratamento, prejudicando o monitoramento dos pacientes de forma adequada. Segundo ele, o objetivo do projeto é criar equipes multidisciplinares para acompanhamento das internações do início ao fim, garantindo aos pacientes todo o atendimento necessário à sua reabilitação. Ao mesmo tempo, o vereador pediu auxílio do Conselho na divulgação do projeto e de seus objetivos, com objetivo de esclarecer sua importância. O enfermeiro Ricardo concorda com a iniciativa, que garante a assistência integral durante todo o tratamento. "Precisamos contribuir para que os internos recebam toda a assistência possível e isso só é possível com equipes capacitadas e formadas por profissionais responsáveis por diferentes áreas de assistência. Trabalhando juntos somos mais fortes e aumentamos as chances de devolver à sociedade pessoas livres das drogas", destacou.

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS